Redes peer-to-peer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INSTITUTO MÉDIO POLITÉCNICO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E GESTÃO – IMPCG
CURSO DE INFORMÁTICA EM CIÊNCIA DE COMPUTAÇÃO







TEMA: REDES PEER-TO-PEER
(Projecto Final)










Tutor: Luís Manuel Marcos
Supervisionando: Orlando Ernesto Correia Júnior












Maputo, Junhode 2010
Orlando Ernesto Correia Júnior















REDES PEER–TO-PEER






















Projecto Final apresentado como exigência para a obtenção do título de Técnico Médio de Informatica em Ciencia de Computação do Curso de Informatica e Ciência de Computação, ministrado pelo IMPCG, sob orientação do professor (a) LuísManuel Marcos












Maputo, Junho de 2010
Folha de Aprovação

Este Projecto Final foi submetido ao processo de avaliação pelo júri para a obtenção do título de:Técnico Médio de Informática em Ciência de Computação
E aprovada na sua versão final em.................(data), atendendo às normas da legislação vigente no IMPCG e Coordenação do Curso de Informática emCiência de Computação.



____________________________
Nome do Coordenador do Curso
ou Direcção Pedagógica


JÚRI:



Presidente Oponente

__________________ __________________







__________________ __________________

Tutor Assistente/Secretário









Maputo, Junho de 2010
Declaração


Declaropor minha honra que este tema nunca foi apresentado na sua essência para a obtençäo de qualquer grau e que constitui o resultado da minha investigação pessoal, estando indicadas no texto e na bibliografia as fontes que utilizei.

Dedicatória

Dedico aos meus pais, que me proporcionaram uma vida digna onde eu pudesse crescer, acreditando que tudo é possível, desde que sejamos honestos,íntegros de carácter e tendo a convicção de que desistir nunca seja uma acção contínua em nossa vidas; que sonhar e concretizar os sonhos só dependerão de nossa vontade.
Agradecimentos
Primeiramente, agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de estar no mundo, ao meu pai, Orlando Ernesto Correia, e à minha família, agradeço todo o amor, carinho, compreensão e respeito.
Em segundolugar, agradeço ao gestor do Instituto por nos ter tido a ideia de criar o Instituto para nos proporcionar estes maravilhosos cursos que hoje nos tornaram contribuíntes na sociedade.
Deixo também uma palavra de agradecimento aos professores do IMPCG, pela forma como leccionaram e por me terem transmitido o interesse por estas matérias. São também dignos de uma nota de apreço os colegas degrupo que me acompanharam no dia-a-dia e, em particular, ao Professor Luís Manuel Marcos pela boa disposição com que nos instruia durante o periodo de aulas.




Abreviaturas


P2P - Peer-to-peer;
DHT - Tabela hash distribuída;
DNS - Domain Name System;
CDNs - Content Delivery Network;
FTPs- File Transfer Protocol;
X - Variável independente;
Y - Variável dependente;


ResumoA Tecnologia peer-to-peer (P2P) tem promovido uma grande modificação nos padrões de uso da Internet nos últimos anos. Sua grande vantagem, em relação à tecnologia cliente/servidor, é possibilitar a comunicação direta entre os usuários, sem depender de servidores administrados por terceiros.
As redes P2P permitem que recursos computacionais sejam partilhados pelos usuários daInternet, mesmo que as máquinas estejam protegidas por firewalls e NATs. As redes peer-to-peer são na verdade uma reconstrução do modelo usado a quando do inicio do uso da internet, possuindo assim benefícios mas também uma série de problemas. Um dos grandes problemas das redes peer-to-peer é justamente por elas terem sido projectadas para operar com grande número de peer’s sendo assim se o número...
tracking img