Redes opticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução |
A crescente evolução da tecnologia da transmissão por fibras óticas tem influenciado bastante a concepção e a realização de novos sistemas de comunicações.
As características de capacidade e qualidade de transmissão tornam as fibras óticas (FO) bastante atrativas em aplicações teleinformáticas dentre as quais destacam-se as redes de computadores. Sendo a rede ótica, nada maisque uma rede de computadores, onde o meio de transmissão é a fibra ótica.
As redes óticas possuem algumas vantagens em relação aos outros tipos de redes (ex.:redes com cabos coaxiais) sendo algumas características das a serem destacadas:
* Banda passante

A transmissão por fibras óticas é realizada em freqüências óticas portadoras na faixa espectral de 1014 a 1015HZ.
* Perdas detransmissão muito baixas

Apresenta perdas de transmissão baixas, na ordem de 3 a 5dB/km de atenuação. Portanto, é possível implantar sistemas de transmissão à longa distância com espaçamento razoavelmente grande entre os repetidores, o que diminui o custo e a complexidade.
* Imunidade a interferências e ao ruído

Por serem compostas de material dielétrico, as fibras óticas, não sofreminterferências eletromagnéticas.
* Isolação elétrica

O material dielétrico que compõe a fibra ótica oferece uma boa isolação, portanto não possui problemas de aterramento.
* Pequeno volume e peso

Por possuir o diâmetro muito pequeno, a fibra, mesmo encapsulada para proteção, possui peso e volume bastante inferiores aos de cabos metálicos.
* Segurança da informação e do sistema

Por nãoirradiar significativamente a luz propagada, qualquer tentativa de captação de mensagens ao longo da fibra é facilmente detectada, uma vez que exige o desvio de grande parte da potência luminosa.

2. Estrutura |
As redes óticas são formadas por alguns componentes básicos, dentre eles, podemos citar: o transmissor ótico, a fibra ótica, o receptor ótico e os acoplamentos e conexões.
2.1 TransmissorÓtico |
     O transmissor ótico é composto por um dispositivo emissor de luz  e o circuito driver associado.
     Os sistemas atuais de transmissão, baseiam- se, em geral, na emissão de uma portadora luminosa modulada (digital ou analógica) diretamente em intensidade.
2.2 Fibra Ótica |
     Corresponde ao meio onde a potência luminosa injetada pelo emissor de luz, é guiada e transmitida atéo fotodetector.
     Existem dois tipos de fibra ótica:
* multimodo;
* monomodo.
     A fibra multimodo, pode ser subdividida em dois outros grupos, a de índice degrau, e a de índice gradual.
     A de índice degrau, possui índice e dimensões grandes, o que facilita a fabricação e manipulação, porém tem a capacidade de transmissão limitada.
     A de índice gradual, possuidimensões moderadas, o que permite uma conectividade relativamente simples.
     Já as fibras monomodo, tem dimensões bastante pequenas, o que dificulta sua manipulação e conectividade. Porém possui uma vantagem em relação as fibras multimodo; a alta taxa de transmissão.  

2.3 Receptor Ótico |
     É composto de um dispositivo fotodetector (ex.: fotodiodo), responsável pela detecção e conversãode sinal luminoso em elétrico e de um estágio eletrônico de amplificação e filtragem.
     Em geral, o processo de recepção, baseia-se na detecção da portadora luminosa pela contagem de fótons. Esta tecnologia é conhecida como detecção direta. Neste tipo de recepção, não é considerado características quanto a fase e polarização da portadora.
     Existe também, a técnica de detceção coerente, queconsidera as características dosinal recebido, antes não analisadas pelo sistema de detcção direta.
     O critério de seleção de um fotodetector inclui as seguintes análises:
* alta confiabilidade;
* operação em larga faixa de temperaturas;
* baixo ruído;
* faixa dinâmica larga;
* baixo custo.
     Para que o sistema tenha o maior alcance possível, é...
tracking img