Redes multiplexagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Com base em muitas formas que nos utilizamos no nosso quotidiano no ao fazer a criação de rede pois temos encontrado muitas situações em que temos de ser obrigado a recorrer a implementação de alguns conceitos matemático.

Seleccionamos dois tipos de sistemas de multiplexagem:

VAN- destinado às aplicações de carroceira, tais como: auto rádio, navegação, painel, multifunções...CAN- destinado às aplicações mecânicas, tais como: transmissões automáticas, gestão do motor, freios...

(Marcos Aurélio) A função básica de um multiplexador é combinar múltiplas entradas num único terminal de dados. No lado da recepção um desmultiplicador divide o fluxo único de dados nos sinais múltiplos originais.
A multiplexagem é para os sistemas de comunicação, um dos factores maisimportantes pois viabiliza a partilha de um mesmo recurso, tornando assim possível a sua exploração de uma forma mais eficiente.
No projecto de circuitos digitais, o multiplexer é um dispositivo que possui múltiplos fluxos de dados na entrada e somente um fluxo de dados na saída. Ele envia um sinal de activo aos terminais de saída baseado nos valores de uma ou mais "entradas de selecção" e numaentrada escolhida. Por exemplo, um multiplexer de duas entradas é uma simples conexão de portas lógicas cuja saída S é tanto a entrada A ou a entrada B dependendo do valor de uma entrada C que selecciona a entrada. A sua equação booleana é:

1- CONCEITO:
(Marcos Aurélio), Um multiplexador. multiplexer, mux ou multiplex é um dispositivo que codifica as informações de duas ou mais fontes de dadosnum único canal. São utilizados em situações onde o custo de implementação de canais separados para cada fonte de dados é maior que o custo e a inconveniência de utilizar as funções de multiplicação/desmultiplicação. Numa analogia física, consideremos o comportamento de viajantes que atravessam uma ponte com largura pequena, para atravessarem, os veículos executarão curvas para que todos passem emfila pela ponte. Ao atingir o fim da ponte eles separaram-se em rotas distintas rumo a seus destinos.
Em electrónica, o multipledor combina um conjunto de sinais eléctricos num único sinal eléctrico. Existem diferentes tipos de multiplexers para circuitos analógicos e digitais.
1.1- MULTIPLEXAGEM
Segundo os (Alunos do ISSP), A multiplexagem é para os sistemas de comunicação, um dosfactores mais importantes pois viabiliza a partilha de um mesmo recurso, tornando assim possível a sua exploração de uma forma mais eficiente. Para os sistemas ópticos, em particular, este factor torna-se ainda mais relevante, já que a capacidade de informação nestes é de tal ordem que a sua partilha aumenta significativamente a rentabilidade do sistema.
É uma técnica que tem como principal objectivo apartilha de um canal entre vários utilizadores, permitindo a transmissão simultânea de vários sinais.

Existem n canais de entrada num multiplexer (MUX), este encontra-se ligado por uma única conexão a um demultiplexer (DEMUX). O multiplexer combina (multiplexa) dados provenientes de n canais de entrada e transmite os dados por uma única ligação.
O demultiplexer aceita o fluxo de dadosmultiplexado, separa (desmultiplexa) os dados e entrega-os pelos n canais de saída apropriados. A ligação única tem a capacidade de transportar n canais de dados independentes.
1.2- TÉCNICAS DE MULTIPLEXAGEM
As mais frequentes são:

1.2.1- FDM Frequency Division Multiplexing
Consiste na multiplexagem por divisão da mesma frequência. Técnica conhecida pela obtenção de múltiplos canais detransmissão de um único cabo de distribuição. Um canal é dividido em fatias, onde cada fatia é atribuída a um utilizador. Esta multiplexagem é utilizada em sinais de comunicação analógicos.

1.2.2- TDM Time Division Multiplexing
A multiplexagem por divisão no tempo consiste na partilha do tempo de transmissão de um canal por várias fontes de informação. O canal é atribuído inteiramente a todos...
tracking img