Redes locais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo 4 – Redes Locais
Tópico: Apresentação Nesta etapa do curso, você conhecerá as Redes Locais – LAN e a interconexão de LAN. O objetivo deste módulo é descrever uma LAN, os principais padrões, vantagens e funcionamento, além das várias formas de interconexão, começando com os repetidores, passando por bridges e finalizando com os switches. Tópico: Redes Locais – LAN

1. Uma Rede Local –LAN – é formada pela interconexão de computadores e periféricos, através de um meio físico comum. Possui alcance limitado, devido à performance dos cabos e meios físicos utilizados para a transmissão. 2. As estações de rede compartilham o mesmo link e, devido a isso, regras devem ser estabelecidas para administrar o acesso, para evitar conflito (colisão) nas transmissões. 3. As interconexões de LANsão estabelecidas de várias formas, com: repetidores, bridges e switches. Esses dispositivos resolvem as questões relacionadas com a regeneração de sinais, congestionamento nos meios de transmissão e seus desempenhos.
(*) Item de animação – veja no ambiente on-line do curso.
Esta apostila é parte integrante do curso on-line Na Trilha Telecom – Redes Locais 1

Uma LAN é o conjunto de estaçõese periféricos interligados através de um meio físico comum e normalmente está restrita a curtas distâncias. Para controlar o acesso a este meio físico são definidos protocolos de acesso ao meio. Existem vários tipos de Redes Locais. Hoje o principal é o padrão Ethernet. Estes tipos de redes possuem funcionalidades e vantagens específicas. Veja os aspectos referentes às Redes Locais: : : Evoluçãodas Redes de Computadores Inicialmente, todos os serviços de computação e armazenamento de dados eram centralizados em mainframes, que ficavam em salas fechadas, climatizadas e de alta segurança. Os contatos com o computador eram realizados através de cartões perfurados, que eram reconhecidos por uma leitora de cartões e processados posteriormente. Estes sistemas são chamados de sistemas deprocessamento em batch ou sistemas de processamento em lotes.

Mais tarde, surgiram as arquiteturas time-sharing, onde terminais burros acessavam simultaneamente o mainframe, porém, dividindo o tempo de consumo de processamento entre as diversas tarefas dos usuários.

Esta apostila é parte integrante do curso on-line Na Trilha Telecom – Redes Locais 2

Na década de 70, experiências, em institutosde pesquisas das universidades americanas, mostraram que tarefas que exigiam grande esforço computacional poderiam ser realizadas por diversos computadores menores. Com isso, começou-se a pensar em uma arquitetura distribuída.

Com o desenvolvimento dos microcomputadores, pôde-se levar o processamento de dados para as empresas de menor porte, e, com o surgimento das redes de computadores, nadécada de 80, tarefas antes executadas por mainframes passaram a ser realizadas nas redes, de forma distribuída. Com o advento das Redes Locais ou LAN (Local Area Networks), o processamento saiu dos CPD e foi trazido para o desktop. Este processo foi chamado de downsizing. Eis algumas vantagens trazidas pelas LAN: - Vantagens das LAN • Compartilhamento de impressoras de menor porte em um departamentoda empresa, quando, antes, existia uma impressora grande e mais cara para toda a empresa. Compartilhamento de arquivos em servidores de menor porte, e mais baratos, com parte do processamento local, enquanto, antes, os arquivos e o processamento eram centralizados no CPD e o acesso era via terminais burros. Acréscimo do poder computacional global, permitindo o desenvolvimento de aplicações maisinteligentes e com mais recursos, como, por exemplo, um simples editor de texto, como o Word, só pode ser utilizado pela capacidade de processamento local de uma estação.





Esta apostila é parte integrante do curso on-line Na Trilha Telecom – Redes Locais 3

- Microcomputadores compartilhando impressoras, áreas de armazenamento e outros periféricos. - Processamento distribuído....
tracking img