Redes ethernet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PADRÃO DE REDE ETHERNET

O que é rede?

Uma rede permite a troca de informações (envio e recebimento) entre computadores. Talvez nós nem tenhamos idéia da quantidade de vezes que acessamos informações em redes de computador. A Internet certamente é o maior exemplo de rede de computadores, com milhões de máquinas conectadas ao redor do mundo, mas as pequenas redes desempenham um papelimportante na busca diária de informações. Muitas bibliotecas públicas substituíram os cartões em papel por terminais de computador. Assim, é mais fácil e rápido procurar os livros. Os aeroportos têm inúmeras telas que exibem informações sobre vôos. Muitas lojas têm computadores especializados que controlam transações de pontos-de-venda. Em cada um desses casos, as redes oferecem diferentes dispositivosem diversas localidades que acessam uma informação compartilhada.

PRINCIPAIS TIPOS DE REDE

LAN (Local Area Network) – rede relativamente próximos, geralmente no mesmo prédio... Na mesma empresa.
 
MAN (Metropolitan Area Network) – rede de área metropolitana... Numa Cidade.

WAN (Wide Area Network) – rede de logas distâncias, conectam um número menor de dispositivos que podem estarseparados por muitos quilômetros. 

TOPOLOGIAS DE REDE

Barramento - cada nó é ligado em "série" (um nó é conectado atrás do outro) em um mesmo backbone, de forma semelhante às luzinhas de natal.

Anel - como uma rede de barramento, os anéis também têm nós ligados em série. A diferença é que a extremidade da rede volta para o primeiro nó e cria um circuito completo. Em uma rede em anel, cadanó tem sus vez para enviar e receber informações através de um token (ficha).

Estrela - em uma rede em estrela, cada nó se conecta a um dispositivo central chamado hub ou Switch.

EXISTEM VÁRIOS PADRÕES DE REDE:

TOKEN
ARCNET
FDDI
ISDN
FRAME RELAY
ATM
X.25
DSL
ETHERNET - Nesse trabalho vamos abordar este padrão de rede.

PADRÃO DE REDE ETHERNET

Ethernet é uma tecnologia deinterconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio(Media Access Control - MAC) do modelo OSI. A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada etem tomado grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token Ring, FDDI e ARCNET

Terminologia da Ethernet

Regras simples regem a operação básica da Ethernet. Para compreender essas regras, é importante conhecer a terminologia básica da Ethernet.
* meio - dispositivos Ethernet se conectam a um meio comum que fornece um caminho para os sinais eletrônicos. Historicamente, essemeio é um cabo coaxial de cobre, mas hoje se utiliza cabeamento de par trançado ou fibra ótica.
* segmentos - um único meio compartilhado é um segmento Ethernet.
* nó - dispositivo que se conecta ao segmento.
* frame - os nós se comunicam por meio de mensagens curtas chamadas frames, que são blocos de informação de tamanho variável.

Descrição geral
Ethernet é baseada na idéia depontos da rede enviando mensagens, no que é essencialmente semelhante a um sistema de rádio, cativo entre um cabo comum ou canal, às vezes chamado de éter (no original, ether). Isto é uma referência oblíqua ao éter luminífero, meio através do qual os físicos do século XIX acreditavam que a luz viajasse.
Cada ponto tem uma chave de 48 bits globalmente única, conhecida como endereço MAC, paraassegurar que todos os sistemas em uma ethernet tenham endereços distintos.
História
A Ethernet foi originalmente desenvolvida, presume-se, a partir de projeto pioneiro atribuido a Xerox Palo Alto Research Center. Entende-se, em geral, que a Ethernet foi inventada em 1973, quando Robert Metcalfe escreveu um memorando para os seus chefes contando sobre o potencial dessa tecnologia em redes locais....
tracking img