Redes de internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes complexas

Inicialmente, redes complexas são redes onde estudamos determinados elementos dentro de um certo sistema, e tais elementos(pessoas, proteínas, computadores) estão conectados entresi por uma regra.
Um exemplo é o estudo de modelagem de epidemias, onde o maior problema enfrentado é a escala. Neste caso, o objeto de estudo seria as pessoas e suas interrelações, contando com orisco de contaminação entre elas.
O modelo proposto e estudado foi o problema do mundo pequeno, onde foi feito grafos aleatórios visando explicar que a contaminação ocorre entre vizinhos próximos eocasionalmente pelo contato entre pessoas mais distantes por reconexão. Assim, a solução encontrada baseada em autômatos celulares condiz com o modelo do mundo pequeno observado.
O modelo de mundopequeno foi explicado por Stanley Migran, o qual procurou responder sua pergunta: “Nós realmente vivemos em um mundo pequeno, onde todos estão interligados entre si ou este é tão grande que torna issoimpossível?”. No experimento realizado, muitas famílias deveriam entregar cartas a pessoas de outro estado, através de seus amigos. Foi estabelecido algumas regras, e ao fim o resultado foi surpreendente:levou entre cinco a seis passos até chegar ao destino. Isso mostra que pessoas sem relação nenhuma podem ser aproximadas por possuírem amigos em comum.
O modelo estudado agora é o de autômatoscelulares, onde os indivíduos, objeto de estudo, foram classificados em: susceptível, infectado e recuperado. Há assim as interações locais, que são entre vizinhos infectados e aqueles que podem pegar adoença; e interações globais, onde todos têm a mesma probabilidade de entrar em contato e ser contaminado. Foram acrescentadas algumas regras: qualquer indivíduo pode ser infectado em certaprobabilidade; os infectados se tornam imunes depois de um determinado tempo; quando recuperados, os indivíduos não participam do espalhamento da doença.
Devemos deixar bem claro uma diferença importante: o...
tracking img