Redes de fibra optica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Pág.
Resumo ................................................................................... 03
Introdução .............................................................................. 04
Histórico ................................................................................. 04
O que é fibra óptica.............................................................. 04
Tipos de fibra óptica ............................................................ 05
Fibra monomodo .................................................................. 05
Fibra multímodo .................................................................. 06
Transito na fibra óptica ....................................................... 06
Vantagens.............................................................................. 06
Desvantagens ........................................................................ 07
Conclusão .............................................................................. 08
Fontes .................................................................................... 08

FIBRA ÓPITICA

Resumo:
Estetrabalho nos traz algumas informações sobre o funcionamento de uma fibra óptica, tipos de fibras ópticas, assim como as vantagens e desvantagens.

Palavras-chave : óptica, monomodo, multímodo, nucleo, luz.

Introduçao :
Nas próximas paginas iremos conhecer um pouco de transmissão de dados via fibra óptica, este tipo de transmissão veio para aumentar a segurança e rapidezno envio e recepção de dados, iremos ver também os tipos de fibras ópticas, funcionamento da fibra óptica, como é o trafego de informações via fibra óptica e as vantagens de ter fibra óptica e as desvantagens de não ter a fibra óptica.
Historico
Os primeiros experimentos utilizando fibra óptica ocorreram em 1930 na Alemanha. Em 1952, o físico Narinder Singh Kapany, com base nos estudos efetuadospelo físico inglês John Tyndall (1870) de que a luz poderia descrever um trajetória curva dentro de um material mostrou a Royal Society que a luz se curva para acompanhar um esguicho d’água, ou seja, pode ser guiada pela água, pode concluir suas experiências que o levaram à invenção da fibra óptica.
O que é uma fibra óptica?
È um fio muito fino parecido com um fio de cabelo humano, é compostapor materiais cristalinos e homogêneos, muito transparente e normalmente feito de vidro e sílica com alto grau de pureza e que seja capaz de guiar um feixe de luz (pode ser visível ou infravermelho) ao longo da extensão do cabo óptico e com índice de perda muito pequena. Ela é constituída de material dielétrico, plástico ou de vidro, em forma cilíndrica, transparente e flexível e sílica que mesmosendo abundante este material o dióxido de silício e dois átomos de oxigênio e um átomo de silício fazem o processo de fabricação da fibra se complicar e claro aumentar o custo. A estrutura básica desses fios são cilindros concêntricos com determinadas espessuras e com micros espelhos que refletem a luz ao centro da fibra chamado de núcleo. A parte externa da fibra é chamada de casca. O reflexo dofeixe de luz (também chamado de refração) no núcleo deve ser maior que o da casca, se isto ocorrer o transporte de dados via fibra óptica será executado com sucesso. Esta transmissão da luz ao longo da fibra consiste, em termos da óptica geométrica. A diferença do índice de refração do núcleo com relação à casca é representada pelo perfil de índices da fibra óptica. A variação de índices derefração pode ser feita de modo gradual ou descontínuo, originando diferentes formatos de perfil de índices. As alternativas quanto ao tipo de material e ao perfil de índices de refração implicam a existência de diferentes tipos de fibras ópticas com características de transmissão, e, portanto, aplicações, distintas. Partes de uma fibra óptica são:
Núcleo: O núcleo é um fino filamento de vidro ou...
tracking img