Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1º) Defina e comente redes de computadores, use duas definições de autores.
-Uma rede de computadores é um conjunto de equipamentos interligados de maneira a trocarem informações e compartilharem recursos como arquivos de dados gravados, impressoras , modems, softwares e outros equipamentos.As estações de trabalho (Workstations) são interligadas por meio de cabos ou por modens e canais decomunicação de dados ( ou linhas telefônicas) quando estão distantes.As redes locais foram criadas para que as estações de trabalho ,compostas basicamente de computadores do tipo PC ( personal computer),pudessem compartilhar impressoras , discos rígidos de alta capacidade de armazenamento de dados e principalmente compartilhar arquivos de dados.(pág.21- autor Lindeberg Barros de Sousa).
-As redes decomputadores surgiram da necessidade da troca de informações, onde é possível ter acesso a um dado que está fisicamente localizado distante de você, como no exemplo do caixa eletrônico ,onde você pode estar tendo acesso os dados de sua conta corrente que estão armazenados em um computador a centenas ou milhares de quilômetros de distância.Na internet , então, essa troca de informações armazenadasremotamente é levada ao extremo: acessamos dados armazenados nos locais mais remotos e , na maiorias das vezes, o local onde os dados estão fisicamente armazenados não tem a menor importância.As redes não são um tecnologia que podemos chamar de nova.Existem desde a época dos primeiros computadores, antes de os primeiros computadores pessoais ( PCs) existirem. Entretanto, novas padronizações etecnologias permitiram que computadores pudessem se comunicar melhor a um custo menor.Além da facilidade de se trocar dados- como arquivos-, há ainda a vantagem de se compartilhar periféricos, como uma impressora ou um modem ( para acesso a Internet, por exemplo), podendo significar uma redução nos custos de equipamentos.( pág.05- autor Gabriel Torres).

2º) O que é compartilhamento de recursos earquivos ? Exemplifique.
-O compartilhamento de arquivos é um recurso essencial para o aumento d produtividade em seu local d trabalho. Em vez de ter de ficar levando disquetes de lá para cá contendo os arquivos de trabalho - tais como textos, planilhas , gráficos, etc.-você poderá rapidamente carregá-los através da rede.Um detalhe muito interessante é que no compartilhamento de arquivos vocêpode compartilhar qualquer unidade de disco do micro.Isso inclui não só o disco rígido, mas também a unidade de CD-ROM, o Zip drive e qualquer outra unidade que possa conter arquivos que a mídia seja removível ( como é o caso do zip drive). Você pode compartilhar até mesmo a unidade de disquetes!Você pode optar por compartilhar o disco inteiro ou apenas alguns diretórios, o que pode ser muito útilpara agilizar o trabalho.Importante: em redes ponto – a – ponto não é possível compartilhar programas , somente arquivos de dados, tais como textos, planilhas, apresentações e arquivos gráficos. Arquivos de dados não podem ser editados por mais de um usuário ao mesmo tempo. Por exemplo, você não poderá editar um documento de texto ao mesmo tempo em que esse arquivo estiver aberto por outrousuário.( pág. 468- autor Gabriel Torres).
.

3º) Defina as redes de computadores quanto aos tipos de aplicações possíveis. 
-Aplicações de rede são a razão de ser de uma rede de computadores . Se não fosse possível inventar aplicações úteis , não haveria necessidade de projetar protocolos de rede para suportá-las .Nos últimos 35 anos , foram criadas numerosas aplicações de rede engenhosas emaravilhosas.Entre elas estão aplicações clássicas de texto, que se tornaram populares na década de 1980:correio eletrônico,acesso a computadores remotos, transferência de arquivo, grupos de discussão e bate –papo e também uma aplicação que alcançou estrondoso sucesso em meados da década de 1990: a web.Há ainda muitas aplicações multimídia , como vídeo em tempo real e telefonia por internet e...
tracking img