Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REDES DE COMPUTADORES

Uma rede de computadores é a interligação de 2 ou mais computadores e outros dispositivos entre si, compartilhando recursos físicos e lógicos como dados, impressoras, mensagens de e-mails, entre outros.
A internet é um amplo sistema de comunicação que interliga (conecta) muitas redes de computadores. Existem muitas formas e vários recursos de diferenciados equipamentosque são capazes de se interligar e compartilhar através de meios de acesso, protocolos e requisito de segurança. Os meios de comunicação são variados, podem ser: linhas telefônicas, cabos, satélites ou comunicação sem fios.
O objetivo das redes de computadores é permitir ou proporcionar a troca de dados entre computadores e a partilha de recursos de hardware e software.

Tipos de Topologia:- Topologia em Anel: A topologia de REDE EM ANEL são estações conectadas através de um circuito fechado, em série, semelhante a um anel. O anel não interliga estas estações diretamente, mas possui uma série de repetidores ligados por um meio físico e cada estação fica ligada a estes repetidores. Esta rede transmite dados em uma única direção e a estação é limitada a se conectar com apenas duasoutras estações, mesmo que hajam mais estações ativas, não há possibilidade de todas se conectarem entre si.
Nessas redes a fiação, geralmente feita com cabos coaxiais, são utilizados conectores BNC em formato BNC em formato de “T”, onde uma das pontas se encaixa na placa de rede; e, uma é a origem do cabo vinda da máquina anterior e a outra será o prosseguimento para a máquina seguinte.- Topologia em Estrela: Na topologia de REDE EM ESTRELA, pode-se formar redes interligando computadores através de switches ou qualquer outro concentrador/comutador. Neste caso, os computadores se comunicam através de um equipamento central concentrador, sem nenhuma ligação direta e nem por meio de outro computador. Este elemento central “gerencia” o fluxo de dados da rede, estando diretamenteconectado (ponto-a-ponto) a cada nó, e toda informação enviada de um nó para outro precisa passar pelo ponto central, ou concentrador, o que torna o processo mais eficaz, pois os dados não precisam passar por todas as estações. Este concentrador se encarrega de rotear o sinal para as estações solicitadas e assim, economiza tempo.
Existem também redes estrela com conexão passiva (similar aobarramento), na qual o elemento central nada mais é do que uma peça mecânica que atrela os “braços” entre si, não interferindo no sinal que flui por todos os nós, da mesma forma que o faria em redes com topologia barramento. Mas este tipo de conexão passiva é mais comum em redes ponto-a-ponto lineares, sendo muito pouco utilizado já que os dispositivos concentradores (HUBs, Multiportas, Pontes e outros)não apresentam um custo tão elevado se levarmos em consideração as vantagens que são oferecidas.


LAN, MAN, WAN:
Normalmente as redes de computadores são divididas em três categorias, considerando a sua área de cobertura:
Redes de área local = LAN
Redes de área metropolitana = MAN
Redes de área alargada = WAN

- LAN é o acrônimo de LOCAL AREA NETWORK, ou seja, nome que se dá a umarede de caráter local e cobre uma área geográfica reduzida, como um escritório ou empresa que interligam um número de entidades não muito elevado. Normalmente são redes de domínio privado.
- MAN significa em inglês METROPOLITAN AREA NETWORK. Esta rede de caráter metropolitano liga computadores e utilizadores numa área geográfica maior que a da LAN. Uma MAN normalmente é a interligação de váriasLAN, cobrindo área geográfica de média dimensão. Tipicamente cobrem uma área do porte de um campus ou uma cidade/região e podem ser de domínio privado ou público. Pode estar inclusive ligada a uma rede WAN.
- WAN significa WIDE AREA NETWORK, é uma rede de telecomunicações e abrange uma grande área geográfica. A WAN distingue-se duma LAN pelo seu porte e estrutura de telecomunicações. As WAN...
tracking img