Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes de Computadores
Origem, Conceitos e Métodos

Rede de Computadores
Uma rede de computadores consiste em 2 ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si, de modo quepossam compartilhar recursos físicos e lógicos, sendo eles: dados, impressoras, mensagens, sistemas ou softwares.

Histórico
Antes dos computadores, a comunicação entre equipamentos como calculadorasantigas, era realizado pelos próprios usuários através do carregamento de instruções em cartões perfurados e posteriormente em rolos magnéticos ou disquetes.

Em setembro de 1940, George Stibitzusou um teletipoa para enviar instruções a uma calculadora, a partir de um Model K.
Durante a década de 1960, Leonard Kleinrock, Paul Baran e Donald Davies, de maneira independente, conceituaram edesenvolveram sistemas de redes os quais usavam datagramas ou pacotes
A Advanced Research Projects Agency (ARPA), em 1962 criou a primeira "Rede Interligada" de calculadoras, permitindo que elastrabalhassem em conjunto. Deram o nome de ARPANET.
Em 1964, o MIT, um grupo de pesquisa apoiado pela General Elétrica e Bell Lab, usou um computador para rotear e gerenciar ligações teefonicas.
Cincoanos depois, na Califórnia, as universidades Stanford, Santa Bárbara e Utah, se conectaram

Topologia de Rede
A Topologia pode ser dividida em 2 formas: Topologia Física é como as máquinas sãointerligadas fisicamente (cabos, hubs, swits e interface).
Topologia Lógica é como os dados trafegam dentro da estrutura física.

Topologia Anel
A topologia de rede em anel consiste em estaçõesconectadas através de um circuito fechado, em série, formando um circuito fechado (anel). O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico,sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso.

Topologia Anel
Essas redes possibilitam a determinadas estações receberem mensagens enviadas por qualquer outra estação...
tracking img