Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes de computadores

A partir de Rainer, Turban e Potter (2007, p. 120), “Uma rede de computação é um sistema que conecta computadores através de meios de comunicação de modo a possibilitar a transmissão de dados entre eles”. A rede de computadores trata a sua importância dentro da organização e existem três razões para isso: Primeiro, os sistemas de computação em rede permitem que asorganizações sejam mais flexíveis para que possam se adaptar as condições de negócios que mudam rapidamente. Segundo, as redes permitem que as empresas compartilhem hardware, aplicações de computador e dados dentro da organização e entre organizações. Terceiro, as redes permitem que empregados e grupos de trabalho geograficamente dispersos compartilhem documentos, opiniões e insights criativos. Essecompartilhamento encoraja o trabalho em equipe e a inovação, além de permitir interações mais eficientes e eficazes. Finalmente, as redes são um elo vital entre as empresas e os clientes.
Aplicações comerciais
Segundo Tanenbaum (2003, p. 3), “As aplicações comerciais em muitas empresas têm um número significativo de computadores.” Por exemplo, uma empresa pode ter computadores separados paramonitorar a produção controlar os estoques e elaborar a folha de pagamento. Inicialmente, cada um desses computadores funcionava isolado dos outros, mas, em um determinado momento, a gerência deve ter decidido conectá-los para poder extrair e correlacionar informações sobre a empresa inteira.
Tanenbaum (2003) diz que “Em termos um pouco mais genéricos, a questão aqui é o compartilhamento de recursos, eo objetivo e tornar todos os programas, equipamentos e especialmente dados ao alcance de todas as pessoas na rede, independente da localização física do recurso e do usuário.” Um exemplo óbvio e bastante disseminado é um grupo de funcionários de um escritório que compartilha uma impressora comum. Nenhum dos indivíduos realmente necessita de uma impressora privativa, e uma impressora de grandecapacidade conectada em rede muitas vezes é mais econômica, mais rápida e de mais fácil manutenção que um grande conjunto de impressoras individuais.
De acordo com Tanenbaum (2003), ”Porém, talvez mais importante do que compartilhar recursos físicos, como impressoras, scanners e gravadores de CDs, seja compartilhar informações.” Toda empresa de grande e médio porte e muitas empresas pequenas têmuma dependência vital de informações computadorizadas. A maioria das empresas tem registros de clientes, estoques, contas á receber, extratos financeiros, informações sobre impostos e muitas outras informações on-line.
Ainda Tanenbaum (2003), No caso de empresas menores, todos os computadores provavelmente se encontram em um único escritório ou talvez em um único edifício; porém no caso de empresasmaiores, os computadores e funcionários podem estar dispersos por dezenas de escritórios e fábricas em muitos países.
É visto por Tanenbaum (2003, p. 4), Que no mais simples dos termos, é possível imaginar que o sistema de informação de uma empresa consiste em um ou mais bancos de dados e em algum número de funcionários que precisam acessá-los remotamente. Nesse modelo, os dados são armazenadosem poderosos computadores chamados servidores. Com frequência, essas máquinas são instaladas e mantidas em um local central por um administrador de sistema. Em contraste, os funcionários têm em suas escrivaninhas máquinas mais simples, chamadas clientes, com as quais eles acessam dados remotos, por exemplo, para incluir em planilhas eletrônicas que estão elaborando.

As máquinas clientes eservidores são conectados entre si por uma rede, como ilustra a Figura.

Figura 1. Uma rede com dois clientes e um servidor.
Fonte: Andrew S.Tanenbaum(redes de computadores) editora campus.

Tipos de rede
Segundo Rainer, Turban e Potter (2007, p. 120), “Há vários tipos de rede de computador, variando de pequenas a mundiais. Os tipos de redes incluem (da menor para a...
tracking img