REDES DE COMPUTADORES – A ERA DA ARQUITETURA TCP/IP

5751 palavras 24 páginas
REDES DE COMPUTADORES – A ERA DA ARQUITETURA TCP/IP
Cairo da Silva Lesse
UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense
Engenharia Elétrica cairo_lesse@yahoo.com.br RESUMO:
Apresentar um breve histórico das primeiras redes de computadores e a implementação do Modelo TCP/IP, apresentação dos principais protocolos que compõe sua arquitetura, suas principais características, funções e serviços oferecidos.
Palavras-chaves: Redes, protocolos, Internet e modelo TCP/IP.

INTRODUÇÃO
Uma rede de comunicações é um sistema composto de dispositivos eletrônicos, objetos e pessoas que estão conectadas com características próprias e tem como objetivo principal o compartilhamento de dados e informações entre si. As redes fazem parte do nosso cotidiano, na sociedade atual, as redes estão intimamente ligadas à comunicação (redes de telecomunicações), às necessidades humanas básicas (redes de esgoto, energia elétrica, abastecimento de água) e às relações pessoais e sociais (redes sociais, amizades, família).
Enfim, estamos inseridos em um universo de redes nas quais participamos ativamente.
Podemos afirmar que a comunicação é uma das maiores necessidades da sociedade humana e que sua evolução sempre esteve intrinsecamente condicionada à forma como a comunicação se desenvolveu. Por isso, é um desafio constante aproximar as comunidades mais distantes e universalizar a comunicação entre elas.
Nos últimos anos os sistemas computacionais sofreram grandes mudanças na sua organização, devido à intensa utilização dos computadores como ferramenta de comunicações. A necessidade das grandes corporações de compartilhar recursos especializados com maior rapidez e eficiência, entre um número cada vez maior de usuários fez surgir às redes de computadores.

1. HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
Os primeiros computadores desenvolvidos na década de 50 eram máquinas grandes e complexas, colocá-las em operação não era tarefa fácil, era preciso pessoas

Relacionados

  • Conceitos sobre Sistemas Distribuidos
    3605 palavras | 15 páginas
  • Fernandoz
    96511 palavras | 387 páginas
  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas