Redes de computadores sem fio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia sem fio, mobilidade e comunicação - Presentation Transcript
TECNOLOGIA SEM FIO, MOBILIDADE E COMUNICAÇÃO
Nos últimos anos do século XX, o número de empresas que oferecem serviços de comunicação sem fio aumentou significativamente. Cada vez mais a comunicação sem fio torna-se popular devido a conveniência e mobilidade (facilidade de deslocamento de um lugar para outro) queproporciona à disponibilidade ampliada de freqüências de rádio para transmissão e às melhorias na tecnologia.
A idéia da comunicação sem fio através do rádio surgiu em meados do século XIX, a partir das teorias de dois físicos ingleses, Michael Faraday e James Clerk Maxwell. Em 1888, Heinrich Heartz aplicou essas teorias para construir um transmissor “centelhador”, um dispositivo que gerava ondas de rádioa partir de uma centelha elétrica. Michael Faraday James Clerk Maxwell Heinrich Heartz
Em 1895, o engenheiro elétrico italiano, Guglielmo Marconi, ampliou o alcance dessas transmissões e adaptou a tecnologia para enviar e receber sinais telegráficos sem fio. No início do século XX, os avanços nessa tecnologia, desenvolvidos pelo professor inglês, John Ambrose Fleming, e pelo inventornorte-americano, Lee De Forest, tornaram possível modular e amplificar sinais sem fio para o envio de transmissões de voz. Guglielmo Marconi Lee De Forest John Ambrose Fleming
A comunicação sem fio permite às pessoas maior flexibilidade quando se comunicam, por que não precisam permanecer numa localização fixa, como a casa ou trabalho. As tecnologias sem fio tornam os serviços de comunicação maisfacilmente disponíveis do que os tradicionais baseados em fios (como os telefones fixos comuns), que exigem a instalação de cabos. Serviços sem fio permitem às pessoas se comunicarem no carro, aviões, montanhas, selvas ou desertos, onde pode não existir telefonia convencional.
A comunicação no Brasil e no mundo tem buscado acompanhar as evoluções tecnológicas e com isso permitido avanços em setores comoa medicina (através de intervenções médicas à distância), serviços diversos prestados a população (defesa civil e serviços de emergência), educação, e de forma relevante, também na comunicação (jornais, revistas,rádio, etc.). Hoje utilizam-se vários sistemas diferentes, todos operando em freqüência de rádio distintas. Estão em desenvolvimento novas tecnologias para proporcionar mais serviços commaior confiabilidade representando maior dinâmica no repasse das informações.

Voip ( voice internet protocol );
Telefone celular;
Telefone satelital;
Internet;
Wireless;
Bluetooth.
O telefone fixo comum desenvolve um papel fundamental na prospecção da notícia e dá suporte na transmissão de dados e voz, mas especialistas já indicam a substituição do recurso pelo Voip, que tem comoprincipais características, a transmissão de voz usando a base da internet e a mobilidade possibilitando acesso em qualquer parte do mundo, com taxas muito menores as praticadas nos telefones convencionais.
O telefone celular é um recurso muito utilizado pelos meios de comunicação. Tem contribuído de maneira cômoda e funcional, devido à praticidade de acesso, tamanho, ferramentas ecomunicabilidade. Alguns aparelhos são verdadeiras redações móveis com os diversos recursos digitais embutidos no aparelho como áudio, vídeo, internet, editores de texto e alguns chegam a ter memória interna de até 5 GB, podendo ter esta capacidade aumentada através da expansão com cartão especifico. (BlackBerry) .
Os serviços de comunicação por satélite conectam usuários diretamente à rede telefônica depraticamente qualquer parte do mundo. É através dos satélites que as programações de comunicações atravessam o globo terrestre e são levadas as mais remotas localizações do mundo. Telefones especiais estão disponíveis para os consumidores, permitindo que estes se comuniquem diretamente com satélites de comunicação que orbitam a terra. Esses satélites transmitem os sinais a estações no solo,...
tracking img