Redes - backup

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de REDESIII




Politica de backup

O Backup nada mais é que uma cópia de segurança dos dados armazenados no sistema de informação da instituição ou dos dados de uso pessoal. Este backup é fundamental para qualquer sistema de informação ou pessoa, pois ele é a garantia da restauração dos dados caso haja uma pane nos equipamentos da instituição ou pessoa.
Politica de backup dedados: O ponto chave para o desenvolvimento de uma boa estratégia de backup está diretamente associado à disponibilidade do dado para a empresa. O bom senso deve imperar nesse momento, pois de nada adianta ter um ambiente “supersônico” de backup e resto reinstalado, quando na verdade o que a empresa precisa é simplesmente ter um algo mais simples que seja ativo e operante.
A empresa ABC, é umagrande empresa do setor de cobranças, possuindo setor dedicado a TI. A empresa possui diversos tipos de clientes, clientes físicos e jurídicos que se trata desde pequenas empresas até grandes empresas com alto capital de giro. Tendo essas características, inevitavelmente a empresa lida diariamente com um volume absurdo de dados. Sendo que esses dados são armazenados nos servidores internos da empresa.A estratégia de backup a ser feita pode ser baseada em três fases :
1.    Catalogar servidores de banco de dados / aplicações.
2.    Levantamento dos requisitos do ambiente.
3.    Implementação do processo de Backup & Recover.
No caso de uma empresa de uma instituição, é fundamental a definição de uma Política de Backup a qual visa garantir de forma íntegra e confiável a restauração dequalquer tipo de dados registrado no sistema de informação. Alguns passos devem ser seguidos para a definição da Política de Backup.

Definição da equipe responsável
O passo inicial da politica de backup é a definição da equipe responsável pela elaboração, implantação e manutenção da política, esta equipe é normalmente composta pela equipe de informática juntamente com a direção da empresa.Levantamento dos requisitos do ambiente
Essa fase delimita o escopo do projeto a ser desenvolvido, proporcionando definir qual é o tempo limite de indisponibilidade para cada ambiente e identificando quais são os tipos debackups a serem implementados.
Análise dos sistemas informatizados e seus dados
Esta análise consiste no levantamento de todos os sistemas informatizados da
empresa e sua relevânciaestratégica, com isso, serão possíveis a elaboração de um mapa de dados da instituição, com este mapa em mãos será possível definir os dados que serão inseridos na política de backup. Mas tem que se analisar que nem todos os dados registrados nos sistemas de informação são necessários, pois é comum o armazenamento do lixo digital, ou seja, informações que não agregam valor a empresa ou ao sistemacomo um todo.
Identificação dos dados considerados críticos
Após o levantamento do mapa de dados é possível identificar os dados considerados críticos para o funcionamento e tomada de decisões da instituição, estes dados devem ser preservados e incluídos de forma definitiva no Sistema de Backup da instituição.
Estabelecimento de normas e procedimentos de uso dos sistemas de informação
Estafase é definida de acordo com as fases anteriores e consiste no estabelecimento de normas e procedimentos de uso dos sistemas de informação, os quais devem ser seguidos pelos funcionários, estagiários, técnicos, etc, ou seja, por todos que utilizam os sistemas de informação da instituição. Este estabelecimento é fundamental para que haja uma padronização no uso da informação, assim como em seuarmazenamento, pois se for possível identificar onde a informação está armazenada, será possível fazer um backup eficiente. Os principais tópicos para estabelecimento de normas e procedimentos de uso dos sistemas de informação são: acessos externos, acessos internos, uso da Intranet, uso da Internet, uso de correio eletrônico, política de uso e instalação de softwares, política de senhas, política...
tracking img