Rede wireless

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Montar uma Rede Wireless

Introdução

As redes wireless estão em constante progresso, são confiáveis, possuem soluções mais velozes, são mais abrangentes, possuem melhor custo beneficio. Com o uso de rede wireless, podemos movimentar o notebook ou computador para qualquer outro local dentro do alcance da rede sem a interrupção do sinal e sem cabos pelo caminho, entretanto o processo é omesmo das redes por cabos, porém transmite as informações de um ponto até o outro por sinais de rádio.

Padrões de rede

Temos três padrões principais para redes wireless, sendo: 802.11b, 802.11a e 802.11g, mas antes de escolher um padrão devemos considerar cuidadosamente as necessidades em termos de alcance, custo e layout da edificação, pois cada padrão tem suas vantagens e desvantagens.Tem-se como o tipo mais popular de rede sem fio o padrão 802.11b, a mesma possui uma velocidade de máximo 11 Mbps, com alcance de 100 metros em ambiente fechado e 180 metros em local aberto. A distância do ponto de acesso determina diretamente a velocidade da conexão.
O padrão 802.11b utiliza a frequência de 2.4GHz, que pode causar em raras ocasiões problemas com telefone sem fio.
802.11a é umpadrão mais rápido, onde fornece um aumento em velocidade de até 54 Mbps, porém possui um alcance menor e tem seu custo mais elevado. Este tipo de equipamento utiliza a frequência de 5 GHz, onde proporciona mais confiabilidade especialmente se haver outras redes sem fio na mesma área.
Já no padrão 802.11g, conhecido como Tecnologia G os fabricantes combinaram conceitos de 802.11a e 802.11b, onde oequipamento apresenta a velocidade de um equipamento 802.11a e é compatível com as redes 802.11b.
É recomendado que os equipamentos sejam adquiridos de um único fabricante, pois muitos oferecem soluções integradas que dão maior alcance e velocidade, em alguns casos pode-se obter desempenho superior a redes cabeadas.

Layout de Rede - De que eu preciso?

A primeira coisa nós vamos enfocar é,“O que eu preciso, exatamente?” Isto pode ser uma pergunta complicada. Muitas pessoas migram para Rede sem fios por sua relação custo-benefício comparada a uma rede cabeada. Em algumas instâncias uma rede cabeada é cara demais para se instalar. Embora uma rede de Rede sem fios tenha bom custo-benefício, há assuntos que precisam ser considerados como alcance de sinal, velocidade de rede einterferência.
Redes Wireless para dois sistemas: Com somente dois computadores, um ponto de acesso não é necessário. Tudo que você precisa é um adaptador de Rede sem fios para cada computador. Este tipo de instalação é chamado Adhoc, e é facilmente configurada.
Nota: Se você desejar compartilhar uma conexão de internet, você pode usar um proxy para realizar isto. Também, Windows ME, 2000, e XP oferecemrecursos de compartilhamento básico de Conexão à Internet embutidos.
Localização, Localização, Localização As dimensões físicas da área e o número de computadores que precisam de acesso de rede determinam o tipo de equipamento de Rede sem fios necessário. Se todos os computadores estão em uma área pequena, digamos um escritório não mais do que 40-50 metros, com algumas paredes, tudo de que se precisasão: (1) adaptador de rede de Rede sem fios por computador e (1) Access Point Wireless (ou Roteador se uma conexão de banda larga precisa ser compartilhada). Para configurar a rede, instale um adaptador de rede de Rede sem fios em cada computador e ligue o Access Point ou Roteador em uma posição central.
Um assunto importante que deve ser tratado quando instalando uma rede de Rede sem fios é alocalização e o material de paredes. Paredes podem cortar o sinal de Rede sem fios pela metade, ou até mais. Isto é crucial quando se decide onde colocar o Roteador ou Access Point. No diagrama acima nenhum computador está a mais de 30 metros do Access Point, com poucas paredes para degradar o sinal. Este ambiente é preferível, mas nem sempre possível.
Fatorando o número de PCs A primeira...
tracking img