Rede vpls (virtual private lan service)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda como tema a rede VPLS (Virtual Private Lan Service) e de uma forma resumida mostrará seu funcionamento, suas características e suas restrições.

VIRTUAL PRIVATE LANSERVICE (VPLS)
A rede Virtual Private Lan Service ou simplesmente VPLS, nada mais é do que uma forma de emular uma rede local em cima de uma rede MPLS (Multiprotocol Lab Switching, que é uma formade transporte de dados por comutação de pacotes).
No VPLS uma rede toda poderá ser vista como uma grande nuvem que possui a função de um switch, sendo que toda a comunicação dos pontos é feita nonível 2 do modelo OSI (Enlace). Uma vantagem do VPLS é o fato de trabalhar na forma de ponto a multiponto possibilitando maior facilidade ao se trabalhar com aplicações que utilizam broadcast, além depromover uma maior facilidade com configurações de protocolos de roteamento.
Pelo fato de qualquer rede VPLS funcionar como um switch ele possui algumas características do mesmo como MACs desconhecidosem broadcast de pacotes, prevenção de loops, aprendizado de endereços MAC, comutação de pacotes baseada na camada 2 do modelo OSI (Enlace), replicação de multicast e broadcast etc.
E ainda porfuncionar como um switch também possui restrições como o fato de ser necessário em uma rede VPLS haver uma formação de uma rede Full-Mesh entre os PEs participantes (PEs são), a rede MPLS obrigatoriamentetem de estar funcionando entre os PEs, os PEs diretamente participantes nesse contexto devem ter rotas de PEs remotos, tudo que um PE receber não deve jamais voltar para o mesmo, dentre outras.Retiramos da fonte uma representação da visão do cliente da VPLS, e a real aparência da mesma:
Visão real da VPLS, no provedor
Visão do cliente da VPLS, como switch:

A configuração de uma VPLS se dá em5 passos, se iniciando com a configuração da V.F.I, onde se adiciona um nome a VFI (Virtual Forwarding Instance), em seguida se adiciona um único número a todas as PEs, de forma a se obter um...
tracking img