Rede sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autores:

Júnio Almeida

Carlos Pereira

Henrique

Marcelo Gregorio

Udnei Fernando

Orientador:
Arthur Vieira



Índice

Introdução 3
Redes Sociais para empresas 5
Comunicação tradicional vs. Redes Sociais 6
Bases e metodologias sólidas para campanhas nas Redes Sociais 6
Gerenciamento e monitoramento de Redes Sociais 7
Planos para gestão de relacionamentos e crises 8Conclusão 9
Referências Bibliográficas 11



Introdução

As redes sociais possuem hoje mais de 1 bilhão de usuários, segundo a inSites Consulting (2010), e esta proporção só tende a aumentar com os avanços tecnológicos. Diante dessa grande abrangência, as redes sociais invadiram o mercado empresarial se tornando um eficiente meio de divulgação, publicidade e propaganda, proporcionando paraas empresas informações privilegiadas na montagem de perfis de seus clientes.

Estimativas apontam que a grande maioria das empresas brasileiras já realizam companhias nas Redes sociais, sendo o Orkut e o Facebook os preferidos neste tipo de ação, com 81%,seguidos do twitter,com 79%.

A rede social é um meio de contato facilitador na expressão de opiniões relacionadas a determinadotipo de produto ou empresa, fazendo com que automaticamente a divulgação se torne rápida e gratuita, o que é excelente para a empresa que tenha obtido sucesso em uma venda, e extremamente ruim para aquela que não tenha atendido as expectativas do cliente, pois milhares de pessoas pelo mundo ao realizarem compras buscam informações e referências sobre determinadas empresas e produtos na internet.Umas das grandes vantagens na utilização das redes sociais pelas corporações:

Interação: a interação com os consumidores, que deixa de ser unitária e passa a ser em grande escala, ou seja, você pode estar em lugares diferentes, com clientes diferentes, país diferente, porém interagindo com todos ao mesmo tempo;

Análises: é necessário fazer análises de seus clientes e dasempresas concorrentes, definição dos produtos e serviços, a concorrência e o perfil do público-alvo, quem é, o que gosta, o que faz, etc;

Por outro lado suas principais desvantagens são:

Estratégia difícil de conceber: os sites de redes sociais são tantos, servem tantos públicos diferentes, utilizam tantas formas de veicular mensagens (texto, fotos, vídeos, jogos, Quizzs,blogues, etc) que se torna difícil decidir para onde ir, o que fazer e com que dimensão.

Consome muito tempo: falamos de redes sociais, e como o nome indica existe uma socialização, pressupõe-se uma interactividade entre os seus membros.

A mensagem não é totalmente controlada pela empresa: a maioria dos sites de redes sociais permitem comentários às mensagens ou itens publicados, etambém esses são visíveis pelos outros membros, etc.


Redes Sociais para empresas

A Internet chegou para proporcionar uma interação global e, cada vez mais, cresce o número de pessoas que utilizam suas ferramentas como o Orkut, Twitter, Facebook, Youtube, dentre tantas outras que surgem a todos os dias.
Estimativas apontam que a grande maioria das empresas brasileiras já realizamcampanhas nas Redes Sociais, sendo o Orkut e o Facebook os preferidos neste tipo de ação, com 81%, seguidos do Twitter, com 79%¹.
Esse crescimento é fruto do aumento de vantagens que as Redes sociais têm proporcionado as empresas, como pode ser conferido na ilustração abaixo:
[pic]
Todo internauta é um cliente em potencial e, conseqüentemente, um formador de opinião, já que influenciaoutros consumidores através de relatos, elogios ou reclamações postados em blogs, fóruns de discussão, comunidades e sites. Assim, um correto planejamento de uma campanha nas Redes Sociais permitirá, além de expandir sua área de atuação com baixo custo, medir e controlar a aceitação e a popularidade da marca.



Comunicação tradicional vs. Redes Sociais.

|Comunicação Tradicional...
tracking img