Rede pert - alinhamento de um grupo de 5 electro-bombas

1753 palavras 8 páginas
Índice

Introdução 3

Rede PERT 4

MS Project 11

Conclusão 13

Anexos 14

Bibliografia 18

Introdução

No presente trabalho simula-se uma intervenção de manutenção referente ao alinhamento de um grupo de cinco electrobombas, solicitada à empresa ADEMISEL, LDA.
Antes de efectuar o referido trabalho é necessário planear e entregar um relatório ao director do departamento de Manutenção para a sua aprovação, uma vez que se trata de equipamentos vitais para o processo produtivo. Os trabalhos de manutenção terão início a 18 de Junho de 2012 e poderão decorrer de segunda a sexta no horário pós-laboral (17:00-23:00).
O planeamento da acção de manutenção proposta foi efectuado recorrendo à elaboração de uma rede Pert com base na análise dos tempos de duração de cada actividade e cálculo do caminho crítico.
A PERT (Program Evaluation and Review Technique) é uma técnica de planeamento que consiste em representar uma rede de tarefas cujo encadeamento permite alcançar os objectivos de um projecto.
Na técnica PERT a estimativa de cada actividade é feita por cálculo probabilístico. Para cada estimativa estabelece-se uma incerteza associada à duração. Assim, esta técnica é ideal tanto para projectos que se fazem pela primeira vez, como para trabalhos não repetitivos, ou seja, em situações onde existe um certo grau de imprevisto.
Entre as várias informações proporcionadas pelo PERT aos vários níveis de gestão, realçam-se: Quais os trabalhos que se devem realizar primeiro; Quais os trabalhos em curso em cada momento; Quais as actividades críticas do projecto; Quanto tempo de margem se permite às não críticas no caso de atraso; Em caso de atraso em que actividades se pode actuar para recuperar o atraso.

Rede PERT

A técnica de planeamento PERT é desenvolvida em quatro fases: Estabelecimento da sequência lógica das actividades; Estimativa das durações das actividades; Análise da Rede; Determinação da duração total do projecto.

Relacionados

  • estudante
    128507 palavras | 515 páginas