Rede mipv6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 MIPv6
 
Curso: Redes de Computadores I
Professor: Otto Carlos M. B. Duarte
Aluna: Anelise Sacks

 
 
Índice
 
     1)   Introdução Geral
 
2)   IP Móvel - visão geral
2.1 – Introdução
2.2 – Definições
2.3 – Funcionamento
 
3)   MIPv6 – IP Móvel em IPv6
3.1 – Introdução
3.2 – Visão geral do IPv6
3.3 – Resumo das diferenças entre IPv6 e IPv4
3.4 – Visão geral do MIPv6
3.5– Operação básica do Protocolo
3.6 – Funcionamento do nó móvel
3.7 – Funcionamento do nó correspondente
3.8 – Funcionamento do Home Agent
 
4)   Futuro do MIPv6
 
5)   Anexos
Referências bibliográficas
 

 
1)           Introdução Geral
 
            Devido ao grande crescimento da Internet nos últimos tempos, tornou-se necessário uma reformulação do IP para atender às necessidadespresentes e futuras. Com isso, a IETF (Internet Engineering Task Force) criou o IPv6, substituindo o atual IPv4.
O MIPv6 (Mobile IPv6) é um protocolo que foi desenvolvido como um subconjunto do Internet Protocol version 6 (IPv6) para dar suporte a conexões móveis.
MIPv6 é um update do padrão Mobile IP (RFC 2002), criado pela IETF, e foi desenvolvido para autenticar dispositivos móveis (conhecidoscomo nós móveis) usando endereços IPv6.
Nos roteamentos tradicionais da rede IP, os endereços representam uma topologia. Os mecanismos de roteamento foram feitos sobre o princípio que cada nó da rede sempre teria o mesmo ponto de entrada na Internet, e que cada nó de endereço IP identificaria o enlace de rede onde ele está conectado. 
Nesse esquema de roteamento, se o indivíduo desconectar umdispositivo móvel e o quiser reconectá-lo em outro ponto da rede, necessariamente o dispositivo receberia um novo endereço IP, uma nova máscara de rede apropriada e um novo roteador default. Se não, os protocolos de roteamento não conseguiriam entregar os datagramas, porque o endereço da rede do dispositivo não conteria a informação necessária sobre o nó de rede aonde ele se encontra.
O MIPv6permite um nó móvel a transparentemente manter as conexões quando ele move de um ponto da rede a outro.
O Capítulo 2 visa esclarecer como funciona o IP Móvel inicial e o capítulo 3 trata das características do MIPv6.
A IETF propôs recentemente um aprimoramento ao MIPv6, chamado HMIPv6 (Hierarchical Mobile IPv6),  já que o MIPv6 gerencia mobilidade global, mas não gerencia mobilidade local.
Ao finaldo trabalho (capítulo 4) será mencionado brevemente esse novo protocolo.
 
 

 
2)           IP Móvel - Visão Geral
 
2.1             Introdução
 
O IP Móvel foi definido pelo grupo de trabalho IP Routing for Wireless/Mobile Hosts (mobileip) do IETF (Internet Engineering Task Force), formado em Junho de 1992.
A definição do IP Móvel está na RFC 2002.
Chama-se de IP Móvel a tecnologiapadronizada para mobilidade do nó na Internet, especificada no conjunto de documentos RFC 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 1701.
O Protocolo da camada de rede chamado IP (Internet Protocol), é responsável por escolher de maneira dinâmica um caminho da fonte original de um pacote até o seu destino, não importando onde o destinatário esteja localizado.
O IP ‘faz’ na verdade muito pouco. Geralmente umou mais protocolos de roteamento são necessários caso a rede seja complexa. Esses protocolos de roteamento são usados por roteadores para buscar informações sobre a localização dos destinos e para descobrir quais os links disponíveis na wide world web. Alguns exemplos de protocolos de roteamento são o OSPF (Open Shortest Path First), o RIP (Routing Information Protocol) e o BGP (Border GatewayProtocol).
O IP Móvel também é um protocolo de roteamento e que permite a mobilidade na Internet. Para que isso seja possível, o IP Móvel configura as tabelas de roteamento em nós apropriados, fazendo com que os pacotes IP possam ser enviados a nós móveis não conectados a seus home links. O IP Móvel pode, portanto, ser considerado como um protocolo de roteamento, porém diferente dos exemplos...
tracking img