Rede mesh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Rede Mesh
Adenilson Sena, Saulo Siqueira, Rodrigo Motta, Alexandre Saraiva, Maria Amélia, Aldemir Costa
Uninorte – Centro Universitário do Norte


Abstract. Mesh networks are ad hoc networks, which, according to Przybysz, organize andconfigure themselves automatically, where we have a fixed location(but not pre-determined) and are arranged in a mesh topology. Moreover, within amesh network,there are two types of nodes: clients and routers.Within the same mesh network node can play two different roles: Clients and Routers. Clients We are the points where information is generated, Routers have the nodes are responsible in making this information is transmittedto the network gateway.
Resumo. Redes Mesh são redes Ad Hoc, que, de acordo com Przybysz, se organizam e se configuramautomaticamente, onde os nós possuem uma localização fixa (mas não pré-determinada) e são dispostos em uma topologia em malha. Além disso, dentro de uma Rede Mesh, existem dois tipos de nós: Clientes e Roteadores. Dentro da rede Mesh um mesmo nó pode desempenhar dois papéis diferentes: Clientes e Roteadores. Nós Clientes são os pontos onde a informação é gerada, já os nós Roteadores são osresponsáveis em fazer com que esta informação da rede seja transmitida até o gateway.
1. Informações Gerais
Nestes últimos anos o uso da tecnologia de redes sem-fios tem tido um grande crescimento. Actualmente é possível encontrar infra-estruturas de redes Wi-Fi em variadíssimos locais, existindo a tendência destas redes aumentarem em tamanho e complexidade. Devido a esta necessidade, está a emergir umanova tecnologia, denominada por Wi-Fi Mesh ou Redes Mesh Sem-Fios (Wireless Mesh Network, WMN), que é dita permitir ao utilizador final acesso sem-fios contínuo às aplicações de banda larga, virtualmente em qualquer momento e em qualquer lugar.
As WMN poderão mudar as nossas vidas ao longo dos próximos anos. A tecnologia mesh sem-fios, apesar de existir já há algum tempo, nunca teve um papel tãoimportante como recentemente. À medida que a popularidade das WMN aumenta, os utilizadores finais solicitam uma maior largura de banda, melhor cobertura e uma melhor fiabilidade. Ainda não há um standard oficial para as WMNs aprovado até à data. Contudo, e devido ao forte mercado que esta tecnologia está a atrair, o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) formou um grupo de trabalhopara ajudar na criação de um standard. Esse grupo de trabalho foi denominado Task Group (TG) “S”, cujo nome de código é 802.11s [1] para reformular o IEEE 802.11. As redes mesh seguem os mesmos princípios de funcionamento das 2 Introdução
MANETs (redes Ad-Hoc), mas funcionam no nível 2 da camada OSI, usando endereços MAC. Para a descoberta de caminhos entre os nós, o 802.11s recorre aadaptações de protocolos de routing. Estas redes suportam também a interligação com redes estruturadas através de gateways. Na altura em que este documento foi escrito o TG criou um draft que responde à maioria dos pedidos que redes mesh sem-fios necessitam.
2. Rede Mesh
As redes Mesh, conhecidas como redes comunitárias de acesso sem fio, podem ser usadas para reduzir o custo da “última milha” no acesso àInternet, através da colaboração entre nós, compartilhando um enlace com a rede fixa e permitindo uso mais eficiente da banda sem custos com cabeamento até o usuário final.
Uma rede Mesh possibilita a comunicação entre diferentes dispositivos. Alguns participantes irão compor a estrutura principal da rede, o backbone, atuando apenas como roteadores, e comunicando-se via interface sem fio. Outrosnós podem se conectar SBRC 2007 - Sessão de Artigos Curtos II 1105 a estes roteadores por cabos e atuarem apenas como clientes. Como as redes Mesh tiveram suas origens nas redes Ad hoc, elas devem ser capazes de se auto administrar, configurar e restabelecer no caso de perda de enlaces.

3. Características
Rede Mesh Sem-Fios, em inglês WMN (Wireless Mesh Network) é uma rede de comunicações...
tracking img