Rede estruturada – ethernet em cablagem de cobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Rede estruturada – Ethernet em cablagem de cobre

Hoje em dia o padrão usado para redes estruturadas é sem dúvida o cabo de pares entrançados, usando tipos de terminações 568A e 568B em fichas8P8C.

1. Os tipos de cablagem:

O cabo de pares entrançados é classificado em variadas formas uma delas quanto á blindagem, sendo hoje comuns três tipos de cabos:

UTP (Unshielded Twisted Pair),cabo sem qualquer tipo de blindagem.

STP (Shielded Twiested Pair), cabo com blindagem individual em cada par e blindagem exterior envolvendo todos os pares.

S/UTP (Screened Unshielded TwiestedPair), ScTP (Screened Twiested Pair), FTP (Foiled Twiested Pair), cabo com blindagem exterior envolvendo todos os condutores mas sem blindagem individual dos pares.

Nota: O simples facto dos paresestarem entrançados confere ao cabo UTP uma excelente protecção contra interferências, no entanto existem ambientes em que só esta protecção não é suficiente, tendo de ser utilizados um cabo comblindagem.

Hoje em dia é comum a qualquer rede estruturada o uso de cat5e ou cat6, que são características do tipo de cabo, nomeadamente a capacidade do cabo de suportar determinada velocidade emdeterminadas condições. Uma das limitações da rede Ethernet é o facto de a cablagem máxima, nos padrões mais comuns não poder exceder 100 metros. Numa rede Fast Ethernet 100Base-TX, é usado normalmente cabocat5 ou cat5e, sendo usados 2 pares para comunicação (o par laranja e o par verde), é também possível utilizar Gigabit Ethernet em cabos cat5e mas com limitações no tamanho máximo do cabo, sendo que opadrão recomendado para implementar em redes modernas é cabo cat6, uma vez que permite a utilização de uma rede 1000Base-T, utilizando os quatro pares para comunicação conseguindo um alcance máximo de100 metros.

Uma das vantagens do padrão Ethernet actual é que com o mesmo tipo de cablagem podemos utilizar diversas velocidades, num cabo comum cat5e podemos comunicar a 10,100, ou até 1000...
tracking img