Rede de farnacias panvel

2257 palavras 10 páginas
REDE DE FARMÁCIAS PANVEL | | AUGUSTO MAZOTTIMÁRCIO MASAMIRODRIGO PATRICIO |
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
SÃO LEOPOLDO 14 DE JUNHO DE 2011

Introdução:

O trabalho tem por objetivo demonstrar e analisar as estratégias de uma Marca que está no mercado farmacêutico a mais de 40 anos, vamos entender a consolidação da Marca própria e as medidas que estão sendo utilizadas para se adequar as tendências neste período de reestruturação do mercado farmacêutico.
O Brasil é o país com o maior número de farmácias em todo o mundo, com uma proporção de cerca de uma farmácia para cada três mil habitantes, enquanto a média orientada pela Organização Mundial de Saúde é de oito mil habitantes por farmácias
(ABAFARMA, 2006) Este mercado movimenta cerca de US$ 8 bilhões anuais, sendo que 80% dos negócios do setor referem-se a venda de medicamentos. Segundo dados da Abafarma(2006), este resultado coloca o Brasil, no cenário mundial, como 8º mercado de medicamentos. Com abertura econômica brasileira, muitas empresas do setor farmacêutico tiveram que adaptar suas estratégias. Neste período uma estratégia comum no varejo mundial foi a criação da Marca Própria (MP), por empresas já consolidas no mercado. Esta estratégia possibilitou algumas empresas do setor farmacêutico brasileiro uma defesa contra os produtos estrangeiros.

Com relação ao Grupo Panvel, sua estratégia de marca própria foi influenciada diretamente pelas condições de mercado no início da década de noventa, período em que ocorreu a abertura econômica brasileira e, por conseguinte, a reestruturação de alguns setores. Dentro deste contexto, pode-se afirmar que a consolidação da marca própria do Grupo Panvel, passou por uma reestruturação produtiva, que coincidiu com várias ocorridas em diferentes segmentos da economia brasileira.

Histórico
A Panvel é uma rede brasileira de farmácias presente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O

Relacionados