Rede de drenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projecto: Rede de drenagem |
Memória descritiva |
|
Neste documento apresenta-se o projecto final de uma rede de saneamento para algumas ruas da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, situada no Concelho de Angra do Heroísmo. |
|
Cristóvão Mendonça e Manuel Pinheiro |
Memória Descritiva |
|

Introdução

O Projecto é constituído por uma Memoria Descritiva onde explicita-seos conceitos base para formulação e cumprimento de todos os critérios impostos pelo Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de águas e de Drenagem de Águas Residuais para a construção de uma rede de drenagem eficiente para a população da zona em estudo.
Esta Memoria descritiva refere-se a um projecto de rede de água residuais para a freguesia de Nossa Senhora daConceição, situada no distrito de Angra do Heroísmo.
A rede abrange a rua Infante Henrique, seguindo pela Avenida Álvaro Martins Homem e pela rua Dr. Henrique Brás. Abrange também toda a rua da Guarita e a do Cruzeiro implementando assim um colector de 1788 metros para o projecto.
No Dimensionamento Hidráulico respeitamos o artigo 21º ponto 1, o que levou a cálculos minuciosos de modo aminimizar os custos de projecto.


Bases de dimensionamento

População
(Artigo 11º)
Na elaboração de estudos de sistemas de distribuição de água é indispensável conhecer a situação demográfica actualizada da zona a servir, em termos de população residente e flutuante, e avaliar a sua evolução previsível
O estudo da população a servir pelos sistemas contempla as seguintes vertentes:
-População residente
- População flutuante – componentes residencial e turística.
Na componente residencial está incluída a população com habitação, e na componente turística incluem-se, entre outros, a população da hotelaria e outros serviços.
Logicamente a relevância de cada uma destas parcelas da população flutuante varia localmente, pelo teremos que avaliar as suas tendências evolutivas combase em informação disponível.
Para o nosso projecto, baseamo-nos na informação disponibilizada pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA). Utilizou-se valores de população residente na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos respectivos anos: 1981, 1991 e 2001. Recorreu-se ao estudo de duas décadas para estimar com maior viabilidade a população que residirá nesta zona referente noano Horizonte.
Como o crescimento populacional não apresentava uma variação constante, pois quer aumentava quer diminuía, usamos o método simples que consiste em calcular a média de crescimento populacional nestas décadas. Posteriormente multiplicou-se esta media pelo número de anos que está projectada a rede de drenagem obtendo assim a população horizonte de projecto.
Em relação ás ruasseleccionadas para a rede, calculou-se a população inicial multiplicando o número de casas, serviços e industrias pelo número médio de pessoas por casa em Angra do Heroísmo, ou seja 3,4 pessoas por casa.
Capitações
(Segundo Artigos 12º,13º,14º,15º,16º,17º)
As capitações definem-se por ser a média do consumo diário médio anual por habitante, havendo uma estimativa por medição dos consumos. Poroutras palavras a capitação é o volume médio de água consumido por cada habitante por dia sendo esta média considerada ao longo do ano e inclui os consumos correntes e domésticos.


Segundo os serviços municipais, o consumo médio de cada habitante de Angra do Heroísmo corresponde a 250 l/dia, sendo este o valor utilizado no projecto, de modo a prever o caudal médio da rede de drenagem no anohorizonte.
As capitações servem para calcular os caudais havendo necessidade de calcular individualmente o consumo domestico , publico , comercial e industrial não diferenciado (capitações urbanas).

* Capitações Urbanas

Consumo doméstico – consumo associado aos usos de água efectuados no interior e na envolvente das habitações da população residente. Os consumos no seu interior,...
tracking img