Rede de distribuição de água a uma indústria ­ curtumes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 74 (18307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
     

Instituto Superior de Engenharia do Porto

Projecto de uma rede de distribuição de água a uma unidade industrial (curtumes)

 

Fonte: http://portal.apiccaps.pt:7778/PortletsApiccaps/temp/200566.jpg

Raquel Torres 1050930 Ricardo Vieira 1010312 Tiago Pinho 1030759
   

Vânia Silva 1030763

 
 

 

Licenciatura – Engenharia Química 

Agradecimentos
Expressámos aquios nossos mais sinceros agradecimentos, por todo o apoio e informação prestados, sem os quais não seria possível concretizar o presente trabalho. Em primeiro lugar, o nosso especial obrigado ao Doutor António Alfredo Crispim, pela paciência, receptividade e por toda a informação disponibilizada que tanto ajudou para a conclusão deste projecto. Agradecemos também à Doutora Isabel Brás Pereira, àDoutora Teresa Sena Esteves, à Doutora Margarida Ribeiro, à Doutora Paula Neto e, à Doutora Madalena Freitas, por terem dispensado o seu tempo e pela partilha dos seus conhecimentos para nos encaminhar para a melhor solução. Pela disponibilidade e pela informação prestada nas visitas à Empresa “ Nova Empresa Industrial de Curtumes SA”, o nosso muito obrigado à Engenheira Alda Sousa e à Senhora LídiaSousa. Apesar do tema do projecto ter sido alterado de “Rede de distribuição de águas a uma indústria de sabão” para uma “ Rede de distribuição de águas a uma indústria de curtumes”, queremos agradecer as visitas e todo o conhecimento partilhado pelo Senhor Carvalho que, com toda a simpatia, nos deu a conhecer de perto o processo de fabrico de sabão Pela amabilidade e cedência de informação sobreo sistema solar, os nossos agradecimentos ao Engenheiro Luís Chedas, Director Comercial da empresa Relopa. Aos nossos pais, pela sólida formação e apoio dado, que nos proporcionou a continuidade nos estudos até à chegada desta fase, os nossos eternos agradecimentos.

      Rede de Distribuição de Água a uma Indústria ­ Curtumes      Página I 

 
 

 

Licenciatura – Engenharia Química Sumário
O presente trabalho visa a projecção de uma rede de distribuição de águas a uma unidade industrial, tendo como principais objectivos o dimensionamento de toda rede de abastecimento e análise do seu custo. A rede de distribuição de águas foi projectada para uma unidade fabril de curtumes. Devido à natureza do processo torna-se necessária a existência de uma caldeira de vapor,Vapoblocmaxi tipo 450, com uma capacidade de produção de vapor que irá assegurar as quantidades necessárias de vapor a introduzir no processo, que é de 4079kg/h. Com base nos dados do processo, delineou-se um circuito que será constituído por uma rede de água fria e outra de água quente, com uns caudais totais de 23,57L/s de água fria e de 6,10L/s de água quente (80ºC). O circuito de água quente estásubdividido em duas áreas: uma que abastece a unidade processual, cujo aquecimento é realizado utilizando vapor, produzido na caldeira, num permutador de carcaça e tubos de dupla passagem composto por 52 tubos de 3,8m de comprimento. Deste, sairá água quente para um reservatório, em aço inox com uma capacidade de 50m3, que fornecerá água quente a um sistema automatizado, responsável pela regulação detemperaturas através da mistura desta com água fria. A outra área corresponde às zonas de cozinha e balneários, cuja fonte de aquecimento é um termoacumulador alimentado por 10 painéis solares com uso de energia eléctrica de apoio. Relativamente ao circuito de água fria, uma parte é abastecida por um furo e a outra é abastecida pela rede pública. É usado para água fria uma instalação em PVC comdiâmetros compreendidos entre ¾ “inch” e 160mm. Já para água quente a instalação é em aço inox com diâmetros compreendidos entre 1½ “inch” e 75mm.

Rede de Distribuição de Água a uma Indústria ­ Curtumes     

Página II 

 
 

 

Licenciatura – Engenharia Química 

Para o armazenamento de águas provenientes do furo, em quantidades suficientes para assegurar um dia de produção, foram...
tracking img