Rede de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Rede de computadores
Uma rede de computadores consiste em 2 ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, os quais podem ser: dados, impressoras, mensagens (e-mails), etc.[1]
A Internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores. Existem várias formas e recursos de vários equipamentosque podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.
[pic]
[pic]
conectores RJ-45 usados para conectar redes em informática.
[pic]
[pic]
Imagem de um backbone, usado para interligar grandes redes, como a própria internet.

História

Antes do advento de computadores dotados com algum tipo de sistema de telecomunicação, a comunicaçãoentre máquinas calculadoras e computadores antigos era realizada por usuários humanos através do carregamento de instruções entre eles.
Em setembro de 1940, George Stibitz usou uma máquina de teletipo para enviar instruções para um conjunto de problemas a partir de seu Model K na Faculdade de Dartmouth em Nova Hampshire para a sua calculadora em Nova Iorque e recebeu os resultados de volta pelomesmo meio. Conectar sistemas de saída como teletipos a computadores era um interesse na Advanced Research Projects Agency (ARPA) quando, em 1962, J. C. R. Licklider foi contratado e desenvolveu um grupo de trabalho o qual ele chamou de a "Rede Intergaláctica", um precursor da ARPANET.
Em 1964, pesquisadores de Dartmouth desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Tempo de Dartmouth parausuários distribuídos de grandes sistemas de computadores. No mesmo ano, no MIT, um grupo de pesquisa apoiado pela General Electric e Bell Labs usou um computador (DEC’s PDP-8) para rotear e gerenciar conexões telefônicas.
Durante a década de 1960, Leonard Kleinrock, Paul Baran e Donald Davies, de maneira independente, conceituaram e desenvolveram sistemas de redes os quais usavam datagramas ou pacotes,que podiam ser usados em uma rede de comutação de pacotes entre sistemas de computadores.
Em 1969, a Universidade da Califórnia em Los Angeles, SRI (em Stanford), a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e a Universidade de Utah foram conectadas com o início da rede ARPANET usando circuitos de 50 kbits/s.
Redes de computadores e as tecnologias necessárias para conexão e comunicação atravése entre elas continuam a comandar as indústrias de hardware de computador, software e periféricos. Essa expansão é espelhada pelo crescimento nos números e tipos de usuários de redes, desde o pesquisador até o usuário doméstico.
Atualmente, redes de computadores são o núcleo da comunicação moderna. O escopo da comunicação cresceu significativamente na década de 1990 e essa explosão nascomunicações não teria sido possível sem o avanço progressivo das redes de computadores.

Classificação

• Segundo a Arquitetura de Rede:
o Arcnet
o Ethernet
o Token ring
o FDDI
o ISDN
o Frame Relay
o ATM
o X25
o SENAC
o DSL
• Segundo a extensão geográfica:
o SAN (Storage Area Network)o LAN (Local Area Network)
o PAN (Personal Area Network)
o MAN (Metropolitan Area Network)
o WMAN Wireless Metropolitan Area Network, é uma rede sem fio de maior alcance em relação a WLAN
o WAN (Wide Area Network)
o WWAN Wireless Wide Area Network, é uma rede sem fio de maior alcance em relação a WAN
o RAN (Regional Area Network)o CAN (Campus Area Network)
• Segundo a topologia:
o Rede em anel (Ring)
o Rede em barramento (Bus)
o Rede em estrela (Star)
o Rede em malha (Mesh)
o Rede em ponto-a-ponto
• Segundo o meio de transmissão:
o Rede por cabo
▪ Rede de Cabo coaxial
▪ Rede de Cabo de fibra óptica...
tracking img