Rede de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE TÉCNICA DE LINGUAGEM E PROGRAMAÇÃO


TEMA: REDE DE COMPUTADORES



INTRODUÇÃO

Neste tema sobre as redes de computadores há por realçar que é um sistema de comunicação de dados constituído através da interligação de computadores e outros dispositivos, com a finalidade de trocar informações e partilhar recursos; razão pela qual o funcionamento deuma rede de computadores implica um determinado conjunto de meios físicos (hardware) e determinados componentes de software. Definitivamente ao nível dos Meios Físicos ou Hardware uma rede necessita de:  Computadores - periféricos (que se pretende utilizar, tais como: discos, impressoras, modems,  etc.);

 Estes mesmos meios físicos de transmissão - tratam-se, normalmente, de cabos queinterligam os computadores; no entanto, também são possíveis sistemas de comunicação sem fios, através de ondas propagadas no espaço;

DESENVOLVIMENTO

 Dispositivos de ligação dos computadores às redes temos como as placas de interface de rede, modems e/ou outros dispositivos; Ao nível de Software, uma rede de computadores normalmente implica:

 Drivers de placas de rede - peças de software quecomplementam o sistema operativo do computador, no sentido de este poder comunicar com a placa ou interface de rede;

 Protocolos de comunicação - normas convertidas em software que tornam possível tecnicamente a transmissão de dados entre os computadores envolvidos numa comunicação;

 Sistemas operativos que interligam os módulos de software necessários para trabalho em rede; Utilitários e programas de aplicação vocacionados para trabalho em rede.

Uma rede de computadores consiste em 2 ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, os quais podem ser: dados, impressoras, mensagens (e-mails), etc.

A Internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores. Existem váriasformas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.

O SURGIMENTO DA REDE DE COMPUTADORES

Na época anterior aos PCs, as empresas possuíam somente um computador central, com usuários o acessando através de terminais utilizando um cabo simples de baixa velocidade. Redes tais como a SNA (SystemsNetwork Architecture) da IBM estavam focadas em linkar terminais ou outros mainfraimes em locais remotos através de conexões dedicadas sendo, portanto, WANs.

As primeiras LANs foram criadas no final de 1970 e eram usadas para criar links de alta velocidade entre grandes computadores centrais em um determinado local. De muitos sistemas competidores criados nessa época a Ethernet, e ARCNET eram osmais populares.

O crescimento do CP/M e depois dos computadores pessoais baseados em DOS, proporcionaram que um único local pudesse ter dúzias e até centenas de computadores. A atração inicial das redes era geralmente compartilhar espaço em disco e impressoras à laser, os quais eram extremamente caros na época. Um entusiasmo maior com o conceito de LAN surgiu por volta de 1983, o qual foideclarado pela indústria de computadores como "o ano da LAN".

Na realidade o conceito de LAN foi estragado devido à proliferação de camadas físicas e implementações de protocolos incompatíveis, assim como confusões em como melhor compartilhar recursos. Tipicamente, cada fabricante tinha seu próprio tipo de placa de rede, cabos, protocolos e sistema operacional de rede. Uma solução apareceu com oadvento do Novell NetWare, o qual proporcionou suporte a mais de 40 tipos de placas de rede e cabos, e um sistema operacional muito mais sofisticado do que qualquer um dos competidores. O NetWare dominou as LANs dos computadores pessoais até a introdução do Microsoft Windows NT Advanced Server em 1993 e o Windows for Workgroups ("Windows para grupos de trabalho").

Dos competidores do NetWare,...
tracking img