Rede can

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rede CAN



Equipe: Ewerton de Souza, Rarison
Heverton SilvaTurma: TMA09A- CM1
Disciplina: Autotrônica
Professor: Anderson César

Resumo
A rede CAN – (ou barramento Controller Área Network ) nasceu para uso inicial em automóveis e hoje já conecta diferentes dispositivos em diferentes áreas e situações, migrando para outros meios em virtude de sua robustez,performance e diferentes meios e formas de aplicações.
Controller Área Network – a rede CAN para automóveis é um protocolo de comunicação serial síncrono, onde as mensagens trocadas entre os módulos no veículo (dispositivos ECU’s, multimídia, navegação etc.) operam em sincronia.
Palavras-Chave: organização. Estratégicas.

Introdução
Rede CAN - É um protocolo de comunicação digital serial quepermite a troca de informações entre módulos eletrônicos e disponibilidade de informações geradas pelos sensores e que são necessárias para vários módulos. Cada módulo é chamado de “nó”.
A comunicação via Rede CAN obedece a um padrão de comunicação e prioridade de acesso. O formato dos dados, com frequência entre 50 e 125 Kbits/s (mil bits por segundo), é chamado de Data Frame, sendo uma sequenciadigital (0 e 1) com sinal de início de mensagem, identificador, quantidade de informações, dados da informação, detector de erros e fim da mensagem.
A prioridade é determinada pelo valor dominante (0) ou recessivo (1), sem destruir acessos simultâneos na Rede, onde é possível transitar apenas uma informação por vez.
Desenvolvimento
01 Rede CAN (Controller Area Network)

Foi desenvolvido nadécada de oitenta por Robert Bosh Gmb para interconexão entre dispositivos de controle em automóveis, mas em poucos anos esta tecnologia migrou para outras áreas. Atualmente encontram-se padrões baseados no CAN em outros tipos de veículos como caminhões, ônibus, barcos, satélites, máquinas agrícolas, máquinas da construção civil e máquinas militares.
As redes CAN (Controller Área Network), asquais são um tipo de NCS (Network Controller System), consistem em redes que abrangem um espaço geográfico de uma Personal Área Network às LAN (Local Área Network) dependendo do propósito a ser utilizado. Pelo fato das CANs basearem-se na aplicação de sistemas real-time (sistemas em que as informações são transmitidas em tempo real) é necessário um controle rígido de erros e garantia de recebimentode mensagens.
As CANs baseam-se no conceito do uso de mensagens geradas por broadcast contendo um dispositivo central controlador de mensagens. É também um padrão de barramento que possibilita a comunicação de microcontroladores e dispositivos entre si sem a necessidade de um computador host. Esta é, sem dúvida, a rede mais utilizada na troca de dados entre equipamentos eletrônicos de qualquerespécie. Em todos os outros artigos vimos especificamente redes Field bus para a área de Automação Industrial. Mas a rede CAN é diferente das outras, pois é empregada em várias aplicações onde haja a troca de dados de equipamentos eletrônicos. Por exemplo, hoje com certeza você usou um sistema que contém a rede CAN, ou seja, em um carro ou em um elevador, ou até mesmo no caixa eletrônico do banco.Controller Área Network, mais conhecido como CAN, foi originalmente desenvolvido para utilização em automóveis. Atualmente, a maioria dos fabricantes de automóveis usa a rede CAN para interligar todos os sistemas eletrônicos em um único barramento. Mas a rede CAN é também amplamente empregada em outras indústrias, sendo as principais aplicações em ambiente industrial controlando máquinas e...
tracking img