Redação sobre Eutanacia

469 palavras 2 páginas
Bacharelado em Nutrição
Ética Profissional
02/10/2013

Redação sobre Eutanásia

Sejam quais forem os motivos e os meios, a eutanásia direta consiste em antecipar o fim da vida de pessoas deficientes, doentes ou moribundas, que estejam em estado vegetativo, incuráveis, sem que este sinta dor ou sofrimento.
A interrupção de procedimentos médicos que estejam garantindo a vida dessas pessoas pode ser vista de dois lados. O difícil é disser qual dos dois estaria correto. Do ponto de vista contra, ela seria uma espécie de assassinato para com esse paciente, no entanto, do ponto de vista a favor ela seria um meio de cessar o sofrimento e a dor do mesmo.
No Brasil, a eutanásia é considerada homicídio, mas já em outros países como a Bélgica e a Holanda são permitidas por lei, mas para isso, o paciente deve passar por toda uma analise física e psicológica para se certificar de que esse desejo de abreviação de sua vida não seja apenas uma fase depressiva sua ou de seu responsável. Deve-se ter a certeza de que seu quadro é irreversível, e que não se trata de retirar uma vida, mas sim de poupar dor e sofrimento a um ser que já tem sua morte dada como certa.
A prática da eutanásia é um assunto muito discutido atualmente e que leva a opiniões diferentes, é complicado se discutir sobre a vida ou a morte de alguém que esteja em estado de extrema debilidade, porém, segundo as leis da igreja o único Ser capaz de retirar a vida de alguém, seria Aquele que a concedeu, neste caso, Deus.
Contudo, existem casos onde o sofrimento é tão grande e visível, que o próprio enfermo solicita desesperadamente por sua eutanásia, como vimos no filme “Mar à dentro”, o desapego pela vida e pela vontade de vivê-la do protagonista é tão grande que nos leva a questionar: será que alguém tem direito de pôr fim a sua própria vida ou decidir sobre o fim da vida de outrem? É correto permitir que este doente viva num estado estático e de constante sofrimento?
Não sou a favor da eutanásia, mas

Relacionados