Redação sobre Espionageem

323 palavras 2 páginas
A busca pelo poder político e econômico sempre foi motivo de revoluções, guerras e reinvidicações por todo o mundo desde a década de trinta, visto a chegada da revolução industrial e as guerras mundiais. Recentemente os telejornais têm exibido claramente aos brasileiros, reportagens referentes ás denuncias de espionagem americana sofrida pelo Brasil. O Brasil desde a colonização foi explorado por suas riquezas naturais, como o pau Brasil. Com os anos as riquezas foram crescendo e o Brasil passou a conquistar a independência para desfrutar de suas riquezas sem o domínio estrangeiro.
No mês de julho foram divulgados, pelo americano ex analista de documentos de espionagem dos Estados Unidos documentos da central de espionagem que revelavam a nova vítima de interesses americanos, o Brasil.
Devido suas riquezas naturais, como o petróleo e as fontes de energias renováveis a empresa responsável por realizar as etapas do petróleo no Brasil –Petrobrás- estava sendo espionada. A empresa teve seu sistema operacional burlado pela agencia americana. Os documentos denunciavam controle de ligações efetuadas pela empresa e estudo de informações privadas, como países para qual exporta. Em seguida, por meio de hackers, foram divulgados mais documentos que tratavam desta vez de mais alvos americanos, entre eles a presidenta Dilma, que tinha um espaço nos relatórios.
Após as denúncias o governo brasileiro, em nota, pediu esclarecimentos e declarou repudia ás investigações americanas, considerando-as inadmissíveis. Entretanto o governo americano não se declarou publicamente, mas marcou reunião com as autoridades brasileiras a fim de re-erguer os laços.
Diante disso, são necessárias medidas imediatas para que o Brasil não sofra alteração de dados ou furto dos mesmos. Implantação de sistema operacional reforçado e exigência de explicações significativas referentes a investigações e clareza nos interesses americanos a respeito do brasil.

Relacionados