Redação Instrmental

1043 palavras 5 páginas
DISCIPLINA: Redação Instrumental

SEMANA 1
Indicação da leitura básica: 1. Leia as orações abaixo:
Os operários trabalharam na construção da rodovia e depois descansaram ao sol.
Os operários trabalharam na construção da rodovia, mas depois descansaram ao sol.
O que muda?
A primeira sentença relaciona as duas informações (ações) de modo cumulativo e seqüencial, como se uma fosse sucessão natural da outra.
A segunda sentença relaciona as duas informações (ações) de modo adversativo, como se houvesse uma oposição entre trabalhar e descansar.
Ambas permitem interpretações diferentes. A primeira sugere que trabalhar e descansar são ações complementares. A segunda sugere uma espécie de tensão entre as duas. 2. Leia as orações abaixo:
Os operários trabalharão na construção se depois descansarem ao sol.
Os operários trabalharam na construção, pois depois descansarão ao sol.
O que muda?
A primeira sentença indica uma condição para a realização do trabalho, mas não indica a realização.
A segunda sentença indica uma explicação para a realização do trabalho e indica a realização. Procedimentos de aprendizagem: repare que as diferenças entre os parágrafos dos conjuntos 1 e 2 ocorrem devido ao uso dos termos e, mas, se e pois. Esses termos são chamados “conectivos” e sua função é estabelecer relações lógicas específicas entre asideias presentes no período. As relações, nos exemplos acima, são, respectivamente, aditivas, adversativas, condicionais e explicativas. Ao longo da semana, procure encontrar três outros exemplos de períodos para cada um desses quatro conectivos em jornais e revistas de informação geral, como Carta Capital, Exame,Veja, Istoé e Época. Indicação de leituras complementares: “Como se faz uma tese”, de Umberto Eco (Editora Perspectiva)
“Curso de Redação”, de Antonio Suarez Abreu (Editora Ática)
“Lições de Texto”, de José Luiz Fiorin (Editora Ática)
“Desvendando os segredos do texto”, de Ingedore G. Villaça Koch.(Editora

Relacionados