REDA O Justi A Privada IED

361 palavras 2 páginas
A regressão da sociedade para a selvageria

Recentemente, após um jovem delinquente ter sido espancado e preso em um poste por um grupo de pessoas na Zona Sul do Rio de Janeiro, vem-se debatendo muito sobre a questão da justiça com as próprias mãos, e se essa conduta do tempo das cavernas seria a melhor solução para o fim das injustiças na sociedade.
Com relação a tais ações praticadas, percebe-se que muitos indivíduos vêm tendo ultimamente o grande inequívoco de ignorar que cabe à apenas os Estado o papel de punir, e aplicando as suas “justiças” por si mesmas. Tal contexto era muito comum em épocas primitivas onde a Vingança de Sangue dizimava centenas de povos, sendo que estes fatos recentes que acontecem na sociedade se assemelham muito ao filme, “O Senhor das Moscas”, baseado no livro de mesmo nome do escritor William Golding, e adaptado ao cinema por Peter Brook, onde é relatada a regressão de crianças à selvageria. Daí então se nota que o ser humano não é civilizado o suficiente para viver em sociedade sem que haja normas de condutas estabelecidas por uma autoridade.
O atual sistema judiciário do Brasil e de muitos outros países, pode ser tido, como o mais civilizado que eles tiveram até então. Sendo os seus sistemas de leis uma evolução conquistada através da vida de muitas pessoas, e o desrespeito a esses conjuntos de normas na atualidade, é algo que além de infligir a esses princípios acaba também indo contra os Direitos Humanos. Pois, indivíduos que buscam justiça com as próprias mãos, acabam se impondo acima da sua condição humana e do poder supremo das leis, e se reduzindo ao papel de seres pré-históricos.
Pois bem, a partir dos argumentos supramencionados, torna-se notável que pelo fato de o Estado se mostrar ineficiente em muitos momentos de por em prática suas leis, algumas pessoas tem se revoltado com tal falta de ação, e por isso acabam praticando sua “justiça” de maneira privada. Sendo que tal ato torna-se inaceitável para o progresso de uma

Relacionados

  • A Invenc A O Do Cotidiano Michel De Certeau 1
    106096 palavras | 425 páginas