Redaçao empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISAO PARA AP2
* a) Transcreva do 1º parágrafo do texto, um trecho que possa ser utilizado para responder a pergunta “por que é necessária a modernização dos textos empresariais brasileiros”?. Justifique sua resposta com argumentos convincentes.
É exatamente devido às “barreiras e ruídos que impedem os indivíduos de manterem uma comunicação saudável ” que é necessária modernização dostextos empresariais, pois a proposta da modernização se baseia numa comunicação bem mais clara, direta e simples, descomplicando, portanto, as barreiras e ruídos citados no parágrafo.
* b) Podemos afirmar que os estudos sobre o Cap. 2 “Os principais empecilhos: os vícios” complementam a ideia do autor em relação à frase: “Quem está na ponta do processo de comunicação (o receptor), não tem odever de saber o que estamos pensando e/ou de conhecer nossas experiências ou compartilhar de nosso conhecimento prévio.” Justifique sua resposta com argumentos convincentes.
* Sim, se complementam. Pois o Cap. 2 nos mostra uma verdadeiro manual sobre os vícios que NÃO devemos cometer, demonstrando, que devemos sempre propor nosso pensamento de modo, completo e direto. Sem contar, portanto, com oque o receptor possa “imaginar” em relação ao assunto abordado na mensagem emitida.
* c) Estabeleça uma relação de semelhança entre o 1º parágrafo e a importância do feedback, de acordo com o capítulo 1: “Processamento da comunicação”. Justifique sua resposta com argumentos convincentes.
* O primeiro parágrafo relata a preocupação do autor com a presença de ruídos que dificultam ouimpedem a compreensão. E o feedback (retorno\resposta) é exatamente a ferramenta que dá ao emissor a possibilidade de avaliar a compreensão parcial ou total de sua mensagem. Partem, portanto, de pontos de vistas semelhantes: ambos têm o objetivo de propor a importância da compreensão da mensagem.
* d) Poderíamos afirmar que a frase: “se cada um de nós começar a se preocupar com a qualidade dasmensagens que emite, acredito ser o primeiro passo”, proposta pelo penúltimo parágrafo do texto, seria mais fácil de ser atingida se levássemos em conta as ideias discutidas no Cap. 2 “Os principais empecilhos: os vícios”? Justifique sua resposta com argumentos convincentes.
Com certeza, pois o Cap. 2 nos mostra que equívocos NÃO devemos cometer em relação ao que chamamos de “limites decompreensão de nosso receptor”. Isso leva em conta nossa responsabilidade (preocupação), enquanto emissores, em relação ao modo como devemos propor as ideias que queremos.
* e) Seria correto afirmar que o antídoto, citado pelo texto no penúltimo parágrafo, pode ser, de certa forma encontrado, nos capítulos 1 e 3 estudados. Explique.
* Com certeza, pois o Cap. 1 fala da necessidade da modernização edas qualidades textuais propostas por ela; e o Cap. 3 nos ensina a como aprender a organizar nossas ideias durante a escrita. Ambos trazem, portanto, meios para parte da “cura” dos ruídos comunicativos.
* f) De acordo com os capítulos estudados, que relação podemos estabelecer entre os conceitos: jargão e rebuscamento? Explique.
* São semelhantes, pois ambos dificultam a compreensão doreceptor. O jargão utilizando palavras técnicas e o rebuscamento com palavras muito formais (sofisticadas).
* g) Escolha e identifique um dos parágrafos do texto que tenha relação de semelhança temática com o capítulo 1 “Estilo e linguagem do moderno texto empresarial”. Justifique sua resposta com argumentos convincentes.
* Resposta Pessoal. Exemplo – o 4º parágrafo é semelhante ao capítulo1, pois também propõe “a clareza, a coerência e a concisão” como qualidades essenciais ao moderno texto empresarial, assim como o cap.1.
* h) De acordo com os capítulos estudados, que relação podemos estabelecer entre os conceitos: vocabulário sofisticado e verbosidade? Explique.
* São semelhantes, pois ambos dificultam a compreensão do receptor. O vocabulário sofisticado expressando...
tracking img