Redação

Páginas: 5 (1046 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão). Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota.
Muitas vezes, o nacionalismo é utilizado como seu sinônimo. Porém, podemos dizer que o nacionalismo é considerado uma ideologia, que leva as pessoas a serem patriotas.
Ser um nacionalista não implica algum pontode vista político particular, à excepção de uma opinião da nação como um princípio organizado fundamentalmente na política. Agora, ser um patriota implica fazer algo de bom pelo seu país, ou nação.
Há diferentes tipos de patriotismo, e diferentes pessoas que são patriotas, diferentes maneiras de mostrar como são devotos ao seu lugar de origem:
 Patriotismo nos desportos: há grande parte dapopulação que tem orgulho de sua pátria quando ela está representada por atletas em competição;
 Patriotismo na Cultura: cantores, compositores e poetas, que são famosos no mundo inteiro, espalham o encanto do país em que vivem. E não negam suas raízes;
 Patriotismo na Guerra: pessoas que se oferecem ou são rigorosamente selecionadas para defenderem seu país em uma guerra.

Patriotismo é oespírito de solidariedade entre pessoas que tenham interesses comuns, constituindo um Estado, e que, ao viver sob mesmas leis, as respeitem com ânimo maior que o ânimo que empregam na defesa de interesses, ambições e avarezas particulares. Estas pessoas consideram que suas riquezas particulares e seu bem-estar também constituem um tesouro público, e, por outro lado, policiam para que o tesourorealmente público não se torne patrimônio de particulares. É um sentimento que, ao lado das leis, sustentam uma Democracia. Toda vez que tais pessoas deixam de cumprir as leis, elas enfraquecem o Estado e, conseqüente e contraditoriamente, sua própria liberdade. Andando pelas ruas nesta época o que mais vemos são bandeiras do Brasil… No carro, nas casas, nas unhas, nos rostos… Mas, por que isso sóacontece durante a Copa? A seleção brasileira de futebol é o único motivo que temos para nos orguhar do nosso país? acho, ou melhor, eu tenho certeza que não… que temos muito mais motivos para nos orgulhar do Brasil e mostrarmos mais a linda bandeira verde e amarela que temos… O que eu penso que acontece é que brasileiro adora reclamar e destacar os pontos negativos em vez de perceber e mostrar as coisaspositivas que temos… Se apegam ao fato de Lula não ter estudo mas esquecem que ele fortaleceu a economia brasileira, por exemplo.
E algo mais, uma falta de atitude que considero extremamente infantil: Muitos brasileiros sentem orgulho, querem mostrar isso mas sofrem de um mal chamado “Vergonha”. E não é vergonha do país não. É vergonha de mostrar que não concorda com a massa reclamante. Vergonhade dizer “Eu não concordo, eu sinto orgulho do Brasil, eu amo o meu país!”. Vergonha de dizer isso, de se mostrar diferente e sofrer as consequências disso. E falo isso pra vcs pois tenho orgulho do meu pais e mostrar isso àqueles pessimistas e seletivos que só enxergam aquilo que é ruim e fecha os olhos para as coisas boas do nosso Brasil, e que, após o término da Copa, mantenham a bandeiraexposta, sustentem o orgulho de ser brasileiro e seja diferente da maioria…Quem sabe assim este sentimento de que “estamos no mesmo barco”, comum em dias de jogo do Brasil, comum durante a Copa, perdure e as pessoas tratem uns aos outros como brasileiros, amigos e companheiros e a solidariedade seja maior que a competitividade diária, que aquele jeitinho de brasileiro de querer levar vantagemsempre…É para este sentimento, esta união que o esporte traz, que eu sempre torço e espero que continue após cada Copa
Pelo menos uma vez a cada quatro anos penso nisso e quase sempre escrevo algo sobre o tema.
Bandeiras verde-amarelas espalhadas por todos os lados. Fitas amarradas nos postes, ruas pintadas, camisas oficiais e/ou piratas, pulseiras, adereços nas cores da moda… a moda da falsidade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • redação
  • redação
  • Redação
  • redação
  • redaçao
  • Redação
  • Redação
  • REDAÇÂO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!