O Desemprego no Brasil
O índice de desemprego no Brasil persiste em virtude da falta de mão-de-obra qualificada, pois faltam profissionais no mercado com formação de nível técnico; os poucos que estão prontos para ocupar as vagas oferecidas recebem propostas tentadoras vindas do exterior e, além disso, aqueles interessados em estudar não conseguem, já que lhes falta apoio financeiro para dedicação integral aos estudos.
É evidente que uma grande parcela do índice de desemprego no Brasil está diretamente ligada à falta de mão-de-obra qualificada fruto da ausência de projetos consistentes para a formação de recursos humanos de nível técnico.
Segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no dia 15 de outubro deste ano, houve diminuição da taxa de desemprego nos últimos dez anos, mas o índice continua alto e não podemos atribuir essa redução à área de capacitação técnica, pois embora o governo tenha aumentado os investimentos nesse segmento,esse aumento não foi suficiente para atender satisfatoriamente a necessidade.
Cabe ainda ressaltar, que não houve planejamento e nem ações eficazes para o problema, pois o que vemos na prática é a falta de incentivo ao profissional de ensino com melhores salários, ausência de políticas de aperfeiçoamento contínuo, escassez de meios e condições inadequadas de salas de aulas, além de pouca ajuda financeira para quem se interessa em se profissionalizar.
Dessa forma, o resultado é um ensino deficiente para aluno, sua consequente desmotivação e evasão das salas de aulas e, ainda, dentre os poucos que conseguem concluir, muitos são tentados a ofertas generosas do exterior, causando um impacto negativo ao País que, em muitos casos, investiu em sua formação e não terá o retorno desse investimento para atender a demanda interna.
Diante da problemática em questão, é imprescindível que se adote uma sistemática resultante de um planejamento sério, com previsão de metas a atingir e [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Redação - o desemprego no brasil. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Reda%C3%A7%C3%A3o-o-Desemprego-No-Brasil/447252.html

MLA

"Redação - o desemprego no brasil" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Reda%C3%A7%C3%A3o-o-Desemprego-No-Brasil/447252.html>.

MLA 7

"Redação - o desemprego no brasil." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Reda%C3%A7%C3%A3o-o-Desemprego-No-Brasil/447252.html>.

CHICAGO

"Redação - o desemprego no brasil." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Reda%C3%A7%C3%A3o-o-Desemprego-No-Brasil/447252.html.