Redação - sistema público de saúde

Curar o sistema público de saúde é possível

O sistema público de saúde apresenta uma série de desafios. São problemas causados pela má administração pública brasileira, que cuidapouco da saúde do cidadão e cobra muito do seu bolso. Há pontos importantes para analisarmos os problemas da saúde pública brasileira: as falhas nas políticas públicas são óbvias, massuas conseqüências são mais preocupantes. O maior erro administrativo é o de investir poucos recursos. Em países desenvolvidos, o investimento pode chegar a 8% do PIB, mas em nossopaís é de 3,6%, em média.
Nosso sistema de saúde é doente por causa do desfavorecimento do salário médico, que ganha em torno de R$940,00 por cirurgia na rede pública e pode ganharaté R$13.950,00 em planos privados. Mas, corpo clínico desmotivado não é o único problema. A demora no atendimento é comum, tanto para simples consultas como para cirurgias que não sãourgentes. Isso desmotiva também a nova classe média baixa, que prefere pagar planos privados de saúde, já que os serviços não são universais e parecem estar voltados para o atendimentodas camadas mais pobres.
O Sistema Único de Saúde deve responder às mudanças sociais, universalizando o atendimento, proporcionando qualidade no atendimento efetivo à toda apopulação, investindo mais recursos para manter e abranger o sistema assistencial e ainda investir mais na especialização médica, da qual o sistema público de saúde é ainda muito necessitado.A população deve cobrar mais a prestação de contas administrativas do sistema de saúde, de modo a certificar-se de que toda a verba será realmente aplicada corretamente, de acordocom uma política séria, em conjunto com o Ministério da Saúde e todos órgãos competentes. Curar o sistema de saúde é possível, mas é preciso que toda a sociedade aja em conjunto.
tracking img