Redação Empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto





REDAÇÃO EMPRESARIAL: modelos de documentos comerciais







Trabalho apresentado ao curso de Tecnologias em Secretariado do Centro Universitário Newton Paiva, como requisito para aprovação na disciplina Redação Empresarial.







Belo Horizonte

SUMÁRIO






1. INTRODUÇÃO

Já não é mais novidade que as secretárias executivas precisam ser multidisciplinar,proativa, dinâmica e atuarem sobre os quatro pilares da profissão: empreendedorismo, gestão, assessoria e consultoria. Somando-se a tudo isto, ela precisa ter amplo conhecimento de tudo o que acontece na empresa, sobre as demandas e necessidades.

Além de todas as tarefas usuais de um profissional de secretariado, ela precisa ter amplo conhecimento em diversas áreas. Um destes conhecimentos, ealiás, muito importante é a redação de documentos comerciais.

É de extrema importância saber qual o documento apropriado para cada situação e saber como redigi-lo corretamente. No desenvolver deste trabalho, estão discriminados cada um destes documentos com os respectivos exemplos, para que se possa saber melhor a respeito desta redação tão importante para o profissional de secretariado.2. ATA

É um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias.
Deve ser redigida de maneira que não seja possível qualquer modificação posterior.
Para que isso deve ser escrita:

- sem parágrafos ou alíneas (ocupando todo o espaço da página);
- sem abreviaturas de palavras ouexpressões;
- números por extenso;
- sem emendas ou rasuras;
- sem uso de corretivo (tipo erro-ex);
- com emprego do verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo (Exemplo: verbo falar: falou, falaram; verbo discutir: discutiu, discutiram; verbo comentar: comentou, comentaram).
- com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões. Quem redige a Ata não põe os participantes dareunião a falar diretamente, mas faz-se intérprete delas, transmitindo ao leitor o que elas (as pessoas) disseram. (Exemplo: Em vez de "Inicialmente, eu Manuel de Araújo, presidente do Centro, determino a sra. vice-presidente, que apresente o calendário que fizemos para que os presentes o conheçam." Deve ser redigida assim: "Inicialmente o sr. Manuel de Araújo solicitou à vice-presidente, sra.Maria de Souza, que apresentasse o calendário elaborado para que os presentes tivessem seu conhecimento.)"

Se o relator (secretário) cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa digo, como neste exemplo: "Aos dez dias do mês de dezembro, digo, de janeiro, de dois mil e quatro...".

Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se em tempo. Exemplo: "Em tempo: Ondese lê senhor janeiro, leia-se fevereiro".


ATA

Centro Universitário Newton
CNPJ: 08004021/0001-88
Ata de Reunião do 3º Período de Secretariado
Aos 20 dias do mês de setembro de 2013, no Centro Universitário Newton, sala 108, situada na Avenida Presidente Carlos Luz, 800, Belo Horizonte (MG), reuniram-se as alunas do 3º Período de Secretariado, com a professora Mírian Brandão. A reunião,presidida por Mírian Brandão tratou dos assuntos em pauta. No primeiro momento, foi divulgada uma vaga de estágio para secretária no Sindicato Arco e Flecha. Em seguida, apresentou-se a data da prova da disciplina Redação Empresarial, que será no dia 27/09/2013, pontuda em quinze pontos. Foi corrigido o exercício sobre “vícios” e “ruídos” na redação empresarial. O último item tratado na reuniãofoi sobre a elaboração de atas. Nada mais havendo a tratar, a professora Mírian Brandão encerrou o encontro e convocou outra para vinte e sete de setembro de 2013, ás dezenove horas, quando serão examinados os assuntos em pauta. E para constar, lavrei a presente ata que subscrevo e assino.

Belo Horizonte, 20 de Setembro de 2013.




3. ATESTADO


Atestado é o documento firmado por...
tracking img