Red bull

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Red Bull
 
Na noite desta segunda-feira, 07/05/07, iniciou-se a segunda edição da Semark Cásper Líbero. O novo formato do ciclo de palestras, propondo cases que mostram o marketing dentro das empresas, alçou vôo em grande estilo. Pedro Navio, diretor de marketing da Red Bull, iniciou a série de palestras com uma empolgante apresentação sobre as estratégias de sua empresa para reiventar-se todosos dias. Eustáquio Sirolli, gerente de marketing de produtos da Daimler Chrysler Brasil(Mercedes Benz), deu continuidade apresentando o case sobre a estratégia usada para a comunicação da nova linha de caminhões da marca alemã.
Reinvenção das marcas – estratégia para se manter e se rejuvenescer
Há seis anos, a Red Bull vendia 5 milhões de unidades do seu produto. Hoje, ela vende 60 milhões (12vezes mais). A explicação do sucesso? Sua estratégia de comunicação.
O energético Red Bull foi lançado em 02/04/1987, por Dietrich Mateschitz, com a tradicional latinha azul e prata (até hoje, a lata permanece com o mesmo layout). Nessa época a empresa criava uma nova categoria de bebidas. Atualmente são mais de 20 marcas disputando o mercado de energéticos no Brasil, todas com uma fórmula muitosemelhante à da Red Bull, porém com preços mais baixos. O que faz da Red Bull líder de mercado mesmo tendo um preço mais elevado do que os seus concorrentes? A comunicação da marca.
Posicionamento de marca
“Red Bull é uma bebida energética, ideal para todos que desejam e precisam”
Daí nasce o slogan de sucesso “Red Bull revitaliza corpo e mente”.
 Características da marca
Inovadora*Individual
Não conformista
Autoconfiante
Imprevisível*
Mística*
Não autoritária
Profissional
Inteligente
Criativa
Ama a vida
Espirituosa
Polarizadora*

Público Alvo O Consumidor desse energético varia entre 15 a 29 anos (principalmente a partir dos 24 anos). Porém, a comunicação é mais voltada para a faixa etária de 15 a 17 anos. Isto porque este público ainda não tem opinião formada sobre osprodutos que consome. Isto fortalece o produto perante o público alvo do futuro, tornando a marca desejável.“O consumidor Red Bull não é determinado por aspectos demográficos ou socioeconômicos, mas por um “estilo de vida”. Eles são ativos, dinâmicos e despojados. O estudante é público-alvo da Red Bull porque trabalha, estuda, viaja, malha, etc. Por isso precisa de energia extra”. Pedro Navioressalta que, apesar do público alvo determinado, todos querem ter boa performance física ou mental. Por isso, o produto é feito para todos que precisam dele. A estratégia de focar a comunicação no jovem serve para atingir o indivíduo num momento mais susceptível a mudanças, formando o consumidor dos próximos anos. Share of Heart
“34% das pessoas que conhecem a marca nunca a experimentaram”. Estarna cabeça do público não basta, é preciso estar no coração dele. Mais do que conhecer a marca, o consumidor deve estar disposto a adquirir o produto, mesmo que isso signifique pagar mais. É preciso criar um consumidor com um vínculo emocional à marca.
SMB. Trazendo o público-alvo para dentro da empresa.
Nada mais inteligente do que, numa empresa onde o público alvo é o jovem, trazê-lo para dentroda empresa. É o que faz a Red Bull com o programa SMB (Student Brand Manager). Um SBM visita festas, eventos e os locais badalados da cidade, ao mesmo tempo em que entra na área de marketing de uma empresa mundialmente atuante. Suas tarefas vão da identificação de tendências à organização de eventos, passando por análise de mercado e relações públicas. E, de quebra, ainda amplia sua rede decontatos.
Opinion leaders (formadores de opinião – esportistas e celebridades)
Eles não são pagos, mas consomem o produto em público. Em contrapartida, são “abastecidos” com Red Bull. Seu perfil é o de pessoas que já consomem o produto. Elas geram mídia espontânea e conferem credibilidade para o produto e a marca. São principalmente atletas de esporte radicais, por terem como característica estar...
tracking img