Recusos naturais renovaveis e nao renovaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Recursos naturais renováveis: materiais explorados pelo Homem que podem ser substituídos de tempos a tempos. Como fontes de energia renováveis temos a energia eólica, a energia solar, a energia das ondas do mar...
 
Recursos naturais não renováveis: materiais explorados pelo Homem que acabam se intensamente explorados e que para se renovarem é necessário muito tempo. São exemplos disso ocarvão, o petróleo, o gás natural, muitos minerais e rochas...
 
⋄ alguns recursos renováveis podem-se tornar não renováveis em consequência do crescimento da população e do mau uso que deles fazemos.
 
Desenvolvimento sustentável: é o conjunto de processos e atitudes que podem satisfazer as necessidades do presente, sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
 
Ordenamento doterritório:
 
Risco geológico:
⋄ A causa principal da ocupação de zonas com risco geológico é o desenvolvimento económico, e a sua principal consequência é a ocorrência de catástrofes naturais e os posteriores danos materiais e pessoais.
 
Política dos 4 R’s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Responder. É importante porque é uma política de defesa do ambiente e é um importantecontributo para o desenvolvimento sustentável. Tem limitações porque, primeiro, não é possível reciclar todo o lixo produzido e, segundo, porque é necessário que as populações respondam convenientemente às campanhas de reciclagem, e muitas vezes não o fazem.
 

Recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, com o objetivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência econforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento. Já a água, o solo e as árvores que estão sendo considerados limitados, são chamados de potencialmente renováveis. E ainda não renováveis, como o petróleo e minérios em geral.
O termo surgiu pela primeira vez na década 1970, por E.F. Schumacher no seu livro intitulado Small is Beautiful.

Definição

Osrecursos naturais são componentes, materiais ou não da paisagem geográfica, mas que ainda não tenham sofrido importantes transformações pelo trabalho humano e cuja própria gênese é independente do Homem, mas aos quais lhes foram atribuídos, historicamente, valores econômicos, sociais e culturais. Portanto, só podem ser compreendidos a partir da relação homem-natureza.
Recurso natural é qualquer insumode que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe em envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processo tecnológicos para utilização de um recurso. Exemplo típico é o magnésio, que até pouco tempo não era recurso natural e passou a sê-lo quando se descobriu comoutilizá-lo na confecção de ligas metálicas de aviões. Recursos naturais e economia interagem de modo bastante evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável. Exemplo dessa situação é o álcool, que, antes da crise do petróleo de 1973, apresentava custos de produção extremamente elevados ante os custos de exploração do petróleo. Hoje, no Brasil, apesarda diminuição do Proálcool, o álcool ainda pode ser considerado um importante combustível para automóveis e um recurso natural estratégico e de alta significância, por causa de sua possibilidade de renovação e consequente disponibilidade. Sua utilização efetiva depende de análises políticas e econômicas que poderão ser revistas sempre que necessário.
Nem todos os recursos que a natureza oferece aoser humano podem ser aproveitados em seu estado natural. Quase sempre o ser humano precisa trabalhar para transformar os recursos naturais em bens capazes de satisfazer alguma necessidade humana. Os recursos hídricos, por exemplo, têm de ser armazenados e canalizados, quer para consumo humano directo, para irrigação, ou para geração de energia hidrelétrica.
Os recursos podem ser:
•...
tracking img