Recursos tecnologicos como auxilio na educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS

OSVANILDA MOREIRA MARCELINO

RECURSOS TECNOLOGICOS COMO AUXILIO NA EDUCAÇÃO

RESUMO

O trabalho apresentado objetiva refletir e discutir sobre os recursos tecnológicos a serviço da educação, visando a melhoria no desenvolvimento e aprendizado na escola. Para tanto, fez-se necessário discutir, refletir e pesquisar, para vencer o desafio,explorar o melhor dessas ferramentas, estacando as necessidades e a funcionalidade destes recursos na escola. Considera como principais fontes de pesquisa as bibliografias sobre a aplicação da das tecnologias na educação escolar, voltando-se para questões emergentes nos primeiros passos de adoção das mesmas em sala de aula, e pesquisa realizada com professores e alunos em escolas municipais. Objetivandosempre melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, Aprendizagem, Tecnologias, Professor.

INTRODUÇÃO

Os Recursos tecnológicos vêm se apresentando cada vez mais como auxílio fundamental no processo de ensino-aprendizagem, dado os avanços e modernização desses recursos,
No que se refere ao setor educacional, há um aumento relativo nas taxasde matrícula nas instituições públicas. Percebe-se que a deficiência de sua qualidade leva os que nela permanecem a não conseguirem adquirir conhecimentos necessários à conquista de sua cidadania. Este fato aponta a persistência da escola excludente no Brasil, segundo OLIVEIRA, seria herança direta do sistema escravagista que nos dominou durante vários séculos, deixando como seqüela umcapitalismo que continua desenvolvendo formas de discriminação semelhantes ao daquele modelo de sociedade.
Embora estas características negativas do sistema educacional tenham uma forte influência da estrutura socioeconômica vigente na sociedade, outros fatores, como a formação dos professores, currículos escolares,  qualidade dos livros didáticos e outros, são também responsáveis pela existência deuma escola que não cumpre sua função de socialização do saber construído.
Esta supervalorização da Tecnologia Educacional em um período da história da educação brasileira resultou na existência, entre muitos educadores, de um sentimento de descrédito em relação ao uso de artefatos tecnológicos no processo de ensino. Esta "aversão" só pode ser compreendida e superada à medida que, além deconhece sua origem, aponta-se para outra compreensão da importância do uso da Tecnologia Educacional no processo de ensino-aprendizagem.
A pesquisa realizada na escola, através de entrevistas e questionários, tanto com professores quanto com alunos, que proporcionou uma visão mais precisa, dos benefícios da utilização dos recursos tecnológicos como auxílio no desenvolvimento da aprendizagemdos alunos, e também como base de conhecimento e desempenho também por parte dos professores, que atualmente tende a necessitar desses recursos para ensinar, quanto os alunos para aprender.

DESENVOLVIMENTO

Percebe-se que as tecnologias como auxilio no ensino-aprendizagem, levam o aluno a ser mais critico e criativo.
Tecnologia não é apenas o computador, temos também o vídeo, atelevisão e outros que podem ser utilizados na construção do conhecimento. O professor necessita saber lidar com tais ferramentas, pois jamais será substituído por elas, O saber é algo que cada  pessoa traz em sua particularidade.

NECESSIDADE DE UMA POSTURA CRITICA:

Se houvesse algum método ou processo unanimemente aceito e com eficiência comprovada seria fácil programar os computadorespara educar.
Afirma VALENTE, em seu artigo “diferentes usos do computador na educação".
Os computadores estão propiciando uma verdadeira revolução no processo ensino-aprendizagem. Uma razão muito obvia advém dos diferentes tipos de abordagem de ensino que podem ser realizados através do computador, devido a inúmeros programas desenvolvidos para auxiliar o processo ensino-aprendizagem....
tracking img