Recursos minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os países que possui uma das maiores reservas de recuros minerais
CANADÁ (Lá tem 25% de água doce do planeta,tem as maiores jazidas de petróleo,alem de ferro e outros recursos minerais

AFRICA DO SUL
RÚSSIA PETROLEO E AGUA DOCE
O Canadá tem um subsolo muito rico,com inumeros recursos minerais e energéticos. O país possui 30% das reservas mundiais de urânio e ocupa destacada posição naprodução mundial de zinco (1º do mundo), níquel (2º) e gás natural (3º). Destacam-se também as grandes produções de petróleo e carvão mineral, além dos minérios de ferro, prata e cobre.
A AFRICA DO SUL É CONSIDERADO COMO UM DOS PAISES MAIS RICO EM RECURSOS MINERAIS

A África possui grandes reservas minerais, fato proporcionado em razão de sua formação geológica, que é da idade pré-cambriana,predominante das eras Arqueozoica e Proterozoica. Portanto, essa região é formada por terrenos muito antigos, apresentando condições favoráveis para a formação de minérios.
Atualmente (2010), esse continente abriga cerca de 8% das reservas mundiais de petróleo e gás natural, com destaque para o Congo, Egito e principalmente Angola, Argélia, Líbia e Nigéria, que integram a Organização dos PaísesExportadores de Petróleo (OPEP).
Outro importante mineral encontrado no subsolo africano é o urânio – o continente detém 25% das reservas mundiais. Esse material é de fundamental importância para a produção de energia nuclear. Os maiores produtores são a África do Sul e o Gabão. Esse primeiro país também possui grandes reservas de antimônio, diamante, ouro (maior produtor mundial), manganês,platina, cromo, entre outros.
Entre as principais nações africanas que abrigam reservas minerais estão: Marrocos (fosfato), Zâmbia (cobre), Zimbábue (ouro), Guiné (bauxita), Namíbia (urânio), Uganda (cobre e cobalto), Sudão (ouro, prata, zinco, ferro, etc.), Botsuana, Congo, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, e Gana (diamante).
Com tantas riquezas minerais, por que ocontinente africano é pobre economicamente? A resposta está na forma de exploração dos recursos, visto que são as empresas transnacionais das nações desenvolvidas (Estados Unidos, Canadá e as nações europeias) que se beneficiam desses recursos. Nesse sentido, as grandes potências imperialistas se enriquecem e intensificam a pobreza econômica dos países da África.
A Federação da Rússia tem um potencialmaior do mundo em mineral, que é garantido para o desenvolvimento econômico e da segurança energética do país, para atender às necessidades atuais e futuras da economia da Rússia.
A Rússia vem representando praticamente todos os tipos de minerais, o país ocupa uma posição de liderança em reservas comprovadas de carvão, ferro e manganês, bauxita, cobre, chumbo, níquel, tungstênio, diamantes, ouro,grandes reservas de petróleo de gás natural, etc.
A seguir estão os mapa das minerais energéticos da Rússia. Também dada uma breve descrição dos estoques de recursos nas profundezas da Rússia, os campos principais.

Brasil
A crosta terrestre é constituída por uma variada quantidade de rochas, muitas delas formadas por minerais que podem ser usadas pelo homem em suas atividades produtivas. Osminerais contidos no subsolo servem de matéria-prima para fabricação de inúmeros objetos.
Os minerais são extraídos da natureza, mais precisamente do subsolo. Após essa etapa, que recebe o nome de extrativismo mineral, os minérios sequem para siderúrgicas onde são forjados ou beneficiados, para então serem transformados em bens de consumo, carros, motos, joias, eletrodomésticos e muitos outros alémde serem uteis na construção civil.
Os recursos minerais possuem composições físicas e químicas distintas, fato que os classifica em minerais metálicos (detêm em sua composição física e química elementos de metal, o que favorece a condução de eletricidade, por exemplo) e não metálicos (minerais desprovidos em sua composição física e química elementos de metal, o que favorece a condução de...
tracking img