Recursos minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Maria Constança Barros Machado



Trabalho

de

Geografia









Campo Grande, 19 de novembro de 2010.

















Escola Estadual Maria Constança Barros Machado

Nome: Thiago de Oliveira Nogueira

N° 33

Série: 2° ano “C”

Professor: Henrique



Assunto: Recursos Minerais no Brasil.















Índice

•Introdução............................................................................................4

• Características gerais da mineração no Brasil.....................................5

• Recursos Minerais no Brasil...............................................................5

• A importância dos recursos minerais .................................................7

•Desenvolvimento social econômico....................................................7

• Importância dos recursos na economia brasileira...............................8

• Considerações finais...........................................................................9

• Bibliografia........................................................................................10Introdução

O Brasil é muito rico em recursos minerais. Os países com maior potencial mineral são além do Brasil: Canadá, Austrália, Federação Russa, China e Estados Unidos. Além de uma grande diversidade de minerais explorados no país (mais de 55 minerais diferentes, atualmente), o Brasil possui algumas das maiores reservas de minerais do mundo.Aproximadamente 8% das reservas de ferro do mundo estão no Brasil, sendo esse o principal minério extraído no país. Outro mineral, o nóbio, tem suas maiores reservas ocidental no Brasil. Os principais minérios encontrados no Brasil são: ferro, bauxita, cobre cromo, ouro, estanho, níquel, manganês, zinco, potássio, entre outros. As reservas minerais brasileiras que estão entre as maiores do mundo são:- Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) – dessa jazida saem cerca de 60% do ferro e 40% do ouro extraídos no Brasil, além do manganês.
- Província Mineral de Carajás (Pará) – são encontrados, além de ferro, ouro, prata, níquel, cromo, manganês, cobre, bauxita, zinco, estanho e tungstênio.























Características gerais da mineração no BrasilA mineração é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equânime, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável.A História do Brasil tem íntima relação com a busca e o aproveitamento dos seus recursos minerais, que sempre contribuíram com importantes insumos para a economia nacional, fazendo parte da ocupação territorial e da história nacional. O subsolo brasileiro possui importantes depósitos minerais. Parte dessas reservas é consideradaexpressiva quando relacionadas mundialmente. O Brasil produz cerca de 70 substâncias, sendo 21 dos grupos de minerais metálicos, 45 dos não-metálicos e quatro dos energéticos. Em termos de participação no mercado mundial em 2000, ressalta-se a posição do nióbio (92%), minério de ferro (20%, segundo maior produtor mundial), tantalita (22%), manganês (19%), alumínio e amianto (11%), grafita (19%),Magnesita (9%), caulim (8%) e, ainda, rochas ornamentais, talco e vermiculita, com cerca de 5% (Barreto, 2001).
O perfil do setor mineral brasileiro é composto por 95% de pequenas e médias minerações. Segundo a Revista Minérios & Minerales, 1999, os dados obtidos nas concessões de lavra demonstram que as minas no Brasil estão distribuídas regionalmente com 4% no norte, 8% no centro-oeste, 13%...
tracking img