Recursos minerais do rio grande do norte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Recursos minerais do Rio Grande do Norte: Uma breve análise
Aluno: Abraão Jhonny da Costa Brazão

Os recursos minerais que serão abordados foram classificados da seguinte maneira:
- Águas Minerais;
- Gemas: água marinha, esmeralda, turmalinas coradas e etc.;
- Metais Nobres: Ouro;
- Metais Ferrosos: minério de ferro, por exemplo;
- Metais não ferrosos: minério de cobre, por exemplo;
-Materiais utilizados na construção civil: Argila, areia e etc.;
- Rochas e minerais industriais: amianto, barita e tec.;
- Recursos minerais energéticos: Petróleo, gás mineral e etc.;
Foram analisados, na pesquisa, aspectos como natureza geológica, recursos econômicos, quantidade produzida, entre outras. No Rio Grande do norte, vemos a ocorrência de uma imensa variedade de bens minerais, dosquais se destacam o petróleo, calcários, gemas, sal marinho, caulim, feldspato, scheelita, entre outros. Em seguida, será feita, uma breve descrição desses bens minerais presentes no estado, focando na sua localização em terras potiguares, como também a sua importância econômica.
-Águas minerais: São encontradas na região metropolitana de natal, Extremoz, Macaíba, Parnamirim, Vera cruz e em menorquantidade, Apodi, Mossoró e Upanema. É usada para fins de engarrafamento, já que podem ser usadas para consumo humano. São gerados 500 empregos diretos e 4500 indiretos e 91% da sua utilização é no mercado interno, enquanto o restante é usado no mercado Regional ( Paraíba e Ceará) .
- Gemas: São encontradas principalmente nos municípios de Lajes pintadas, São Tomé, Tenente Ananias e Paraná. São damais alta importância econômica. O RN apresenta grande diversidade de gemas: Água marinha, Turmalinas coradas, esmeralda, ametista, lazulita, granada, coríndon, quartzo róseo, euclasio, cordierita e berilo. A extração das gemas ocorre ou por empresas especializadas, ou por garimpagem, sendo em Tenente Ananias, a maior extração. Turmalinas coradas são um exemplo de gema bastante aceita no mercadointernacional. O estado sofre pelo desvio de gemas para outro estado, em alguns setores de extração. Isso acaba afetando a balança comercial e evitando um lucro que poderia ser bem maior com as gemas.
- Metais nobres: No Rio grande do Norte, há 12 jazimentos de ouro, sendo 3 minas, 7 garimpos e duas ocorrências em Lajes. As minas podem ser encontradas em São Francisco e Alto do Pelado, CurraisNovos e Bonfim e em Lajes. Os Garimpos em Encanto, Boa Vista, São Tomé, Sitio Caifás, Alto de Meio, Caicó e Curral Velho.
O auge da exploração do ouro no estado, se por volta dos anos 70. Desde então, há um caimento na maioria das minas/ garimpo no estado, por falta de condições físicas necessárias a exploração em grandes quantidades. O ouro apresenta grande valor comercial, por suas propriedadesfísicas, químicas, e por ser um material raro, tornando- se nobre. Quanto ao consumo, a maior parte do ouro extraído, é usado no ramo da indústria de joalheria. Mas também é usado em produtos eletrônicos, odontológicos, decorativos e outros fins industriais. O governo brasileiro também utiliza o ouro para entesouramento, fazendo lastros de ouro no banco central, por exemplo. O ouro também é usadocom fins especulativos, e como investimento.
- Metais ferrosos:
* Minério de Ferro
Os mais importantes jazimentos de minério de ferro no estado são encontrados em Cruzeta, Saquinho, Pico do bonito, Ouro Branco, São Rafael e alguns mais de pequena expressão. Os dois primeiros municípios supracitados, são os dois mais importantes economicamente quanto a extração do minério em questão. Aexploração do minério de ferro no estado sofre pela falta de investimentos e pesquisas, como reavaliação de reservas. No jazimento de Saquinho, importante polo de extração, todo o produto é usado na região nordeste, para atender os segmentos cimentícios e siderúrgicos. Já a outra parte é comercializada tanto nacionalmente, como internacionalmente( a China, por exemplo). O porto de natal foi...
tracking img