Recursos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
iaisUnidade III

Unidade III
3 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE

Antes de tratar de planejamento de estoques, é necessário conceituar o papel dos estoques em uma empresa e ainda conhecer os tipos de estoques existentes, pois para cada tipo de estoque deve-se ter uma postura gerencial e uma forma de 5 controlar. Francischine e Gurgel (2002) definem estoques como: “Quaisquer quantidades debens físicos que sejam conservados, de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo”. E dizem que pode ser de quatro tipos: Estoques de matérias-primas: materiais e componentes comprados de fornecedores, armazenados na empresa compradora e que não sofrerem nenhum tipo de processamento. Pode-se dar como exemplo: celulose em fábrica de papel, farinha de trigo para pizzaria, tecido para confecção.Ou seja, tudo aquilo 15 que é utilizado no processo produtivo. 10 Estoques de materiais em processo: materiais e componentes que sofreram pelo menos um processamento no processo produtivo da empresa compradora e aguardam a utilização posterior. Em outras palavras, tudo aquilo que começou a ser 20 produzido, mas ainda não foi concluído. Você vai encontrar esses itens na linha de produção, natransição de uma linha para outra ou em um setor que esteja esperando algum tipo de descanso ou liberação para dar sequência ao processo produtivo. Pode-se dar como exemplo:

32

RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A. Em uma confecção: camisas aguardando fechamento; calça esperando colocar zíper; camisa colocando botões. B. Em uma fábrica de calçado: unidades esperando colocar salto, esperando colocaretiquetas etc. 5 Resumindo: tudo o que estiver em processo não é mais matéria-prima, e ainda não é produto acabado. • Estoques de produtos auxiliares: peças de reposição, materiais de limpeza, materiais de escritórios, etc. Pode ser considerado tudo que não esteja ligado diretamente 10 ao processo produtivo. Martins (2005) amplia esse conceito, dizendo que podem ser classificados em: • materiaisdiretos: também denominados materiais produtivos ou matérias-primas. São aqueles que se agregam ao produto final, isto é, saem com o produto final. Exemplos: os pneus de um automóvel e o corpo de um liquidificador gozam de crédito de IPI e ICMS, e mais recentemente de PIS/COFINS, sendo então aceitos como matéria-primas; • materiais indiretos: também denominados materiais improdutivos ou materiaisauxiliares. São aqueles que não se agregam, ou seja, não saem com o produto final. Exemplos: óleos de corte das máquinas-ferramentas que são utilizados na usinagem de um material direto não gozam de créditos para fins fiscais. Voltando aos conceitos de Francischine e Gurgel (2002), temos, ainda: • estoques de produtos acabados: produtos prontos para comercialização.

15

20

25

33

Unidade IIIPode-se entender então como todos os itens que já estão prontos para serem entregues aos consumidores finais. São os produtos finais da empresa. Os mesmos autores citados acima completam a visão sobre 5 estoques mostrando mais alguns tipos: • estoque em consignação: são os materiais que continuam sendo de propriedade do fornecedor até que sejam vendidos. Em caso contrário, são devolvidos sem ônus;10 • estoque em trânsito: correspondem a todos os itens que já foram despachados de uma unidade fabril para outra, normalmente da mesma empresa, e que ainda não chegaram ao seu destino final.
3.1 A importância dos estoques

A formação de estoques é estratégica para o atendimento às necessidades da empresa; isso pode aumentar ou diminuir 15 os custos de cada item vendido, pode ampliar oudiminuir o prazo de entrega aos clientes, pode facilitar ou não a adaptação às novidades no mercado (imagine um estoque lotado de um item qualquer – e o mercado lança uma novidade). Tudo que tem no estoque para ser vendido terá que reduzir os preços 20 – liquidação. Para Martins (2005), os estoques são mantidos para melhorar os serviços ao cliente: dando suporte à área de marketing , que, ao criar...
tracking img