Recursos materiais e patrimoniais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Abordaremos neste trabalho o Planejamento das necessidades dos materiais que consiste num programa de computador que foi desenvolvido para auxiliar na determinação das necessidades de materiais nas organizações. Com o vertiginoso aumento da capacidade de processamento dos atuais computadores, hoje em dia, o MRP (material requirements planning) normalmente faz parte de um programa aindamaior, chamado de erp (enterprise resoure planning), que controla todas as funções da organização.

abstrat

Sumário

Introdução
O objetivo desse trabalho é estudar como é feito o planejamento das necessidades de materiais por meio de programas MRP. A lógica dos programas MRP é frequentemente utilizada em montagens de produtos, tanto na área industrial, para montar um eletrodoméstico, porexemplo, como na área de serviços, para montar um prato em um restaurante. Montar uma estrutura de produto (Bill of materiais) obedecendo aos níveis adequados de cada montagem ou submontagem e identificar os itens de demanda dependente e demanda independente. Calcular a necessidade de materiais, a partir de uma necessidade de produção, definindo a liberação de pedidos de compra e ordens deprodução, levando em conta diversos fatores, dentre os quais o estoque de materiais existente, a necessidade de manter estoques de segurança, o tempo de produção e o tempo de recebimento dos materiais (lead time).

Definição de Planejamento de Recursos Materiais
A planificação das necessidades de materiais, também conhecido como MRP I, pequeno MRP, mrp ou MRP original, é um conjunto de técnicas que obtêma Programação principal da produção e outras informações pelos registros de stock e registros da estrutura do produto – como entradas para determinar as necessidades e programar o cronograma de cada item.
Com base numa programação de produção, um sistema de planificação das necessidades do material pode:
* Criar cronogramas identificando as peças específicas e os materiais necessários paraproduzir itens finais.
* Determinar a quantidade exata necessária.
* Determinar as datas quando os pedidos desses materiais devem ser libertados, de acordo com o prazo de entrega.
Onde MRP é aplicável?
Este sistema de gestão de stock é apropriado para itens como uma procura dependente (procura para subconjuntos, componentes e peças não previstas independentemente, mas são derivadas daprocura do produto acabado).
É também aplicável aos setores que oferecem uma série de produtos acabados onde é permitido ao cliente escolher entre várias opções diferentes. É também muito apropriado quando o ambiente de produção é complexo e incerto.
Quais são as entradas para MRP?
Como MRP atinge os seus objetivos? Qual é a filosofia que a orienta? O sistema MRP pode ser visto como um sistema deinformação da produção, que usa as informações que relacionam um produto manufaturado aos seus componentes e informações atuais no status de componentes para projetar a quantidade de cada componente necessário para dar suporte a uma futura planificação da produção.
As entradas básicas para executar o processo MRP estão descritas a seguir:
  MPS (Master Production Scheduling, Programação deprodução) de produtos finais – MPS orienta o sistema MRP. Determina as quantidades específicas de itens acabados a serem produzidos durante um determinado período de tempo. Esses itens finais podem ser produtos acabados ou conjuntos do mais alto usados para montar os produtos.
MPS representa a saída da produção e não procura como tal; há situações em que a procura não pode ser exatamente a mesma queMPS. MPS pode, por isso, consistir de pedidos do cliente e previsões da procura. Por isso, MPS apresenta as quantidades que precisam ser produzidas e não aquelas que podem ser produzidas.
BOM (Bills of Material, Lista de materiais) – BOM mostra o relacionamento dos componentes ou subconjuntos com o produto principal, em termos de quantidade necessária por produto, e o tempo de execução...
tracking img