Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional ou CO é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro dasorganizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Comportamento Organizacional é a área científica que estuda o comportamento dos indivíduos e dosgrupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações, ou seja, a compreensão do comportamento humano individual e dos grupos em situação de trabalho. O comportamentoorganizacional estuda basicamente três ramos do comportamento das organizações, são eles: indivíduos, grupos e estrutura. Particularmente, são investigadas questões relacionadas com liderança epoder, estruturas e processos de grupos, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflitos no trabalho, rotatividade, absenteísmo, produtividade, desempenho humano, administração, entreoutros temas, que tem o objetivo de as organizações trabalharem mais eficazmente.
No comportamento organizacional, existem dois tipos de sistemas, o sistema aberto e o sistema fechado. Sistemasabertos são aqueles que interagem com o seu meio ambiente e são influenciados por forças externas, já os sistemas fechados são aqueles completamente autossuficientes e que não envolvem qualquer interaçãocom o meio ambiente, mas, nenhum sistema, entretanto é considerado totalmente aberto ou fechado.
Segundo Morin (2008), no sistema fechado não há fonte energética nem material exterior a ele próprio.Como exemplo, ele cita uma pedra ou uma mesa que está em estado de equilíbrio onde não há troca de matéria nem de energia com o exterior, sendo esta nula.
Para Mariotti (2007), os sistemas abertos,embora dependentes do ambiente com o qual mantém intercâmbio, bem como com outros sistemas “iguais, superiores ou subordinados, são autônomos e auto sustentáveis, ou seja, os sistemas abertos são, ao...
tracking img