Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do cap. 1e2 do plt de empreendedorismo



No Brasil o governo e entidades estão interessados no tema empreendedorismo, pois se preocupam com a criação de pequenas empresas duradouras para que possa reduzir esta alta taxa de mortabilidade destes empreendimentos.
Com o aumento do índice de desemprego, principalmente em grandes cidades onde a concentração de empresas são maiores, semmuitas alternativas seus ex-funcionários acabaram investindo em pequenos negócios utilizando de suas economias pessoais e mesmo com pouca experiência arriscaram. Muitos, porém muitos ficam na economia informal, motivada pela falta de crédito, impostos muito altos e pelas taxas de juros.
Entre 1999 e 2000 aqueles motivados pela nova economia, a internet, que se teve seu ápice de criação denegócios pontocom. Nesta época muitos jovens tentaram se tornar os novos jovens milionários e independentes. Mas também devem ser considerados aqueles que herdam os negócios da família e que dão continuidade a empresas criadas há décadas.
A conjunção destes fatores gerou discussões sobre o tema empreendedorismo no país, com grande ênfase para as pesquisas relacionadas ao assunto no meio acadêmico e comcriação de programas de incentivo voltada ao público empreendedor, como o Programa Empreendedor do Governo Federal, instituído em 1999, que teve a meta inicial capacitar mais de um milhão de brasileiros na elaboração de planos de negócios.
Um estudo mais profundo do assunto a respeito do conceito de empreendedorismo, visando que a maior parte dos negócios criados no país é conhecida por pequenosnegócios.
O mundo tem passado por diversas mudanças em um curto período de tempo, principalmente no século XX, quando foi criada a maioria das invenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas. Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem e não se contentam em ser mais um na multidão eles querem ser reconhecidos pelo que fazemreferenciados e imitados, querem deixar um legado.
O papel do empreendedor sempre foi fundamental na sociedade. A ênfase em empreendedorismo surge muito mais como consequência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não é apenas um modismo.
No mundo atual pode ser considerada a era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais,encurtando distancias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade. A chamada nova economia, a era da internet, mostrou recentemente e ainda tem mostrado ideias inovadoras, know-how, um bom planejamento e principalmente, uma equipe competente e motivada são ingredientes poderoso que,quando somados no momento adequado podem gerar grandes negócios em curto espaço de tempo.
Por esse motivo, a capacitação dos candidatos a empreendedor está sendo prioridade em muitos países, inclusive no Brasil, haja vista a crescente preocupação das escolas e universidades a respeito do assunto, por meio da criação de cursos e matérias específicas de empreendedorismo, como uma alternativa aosjovens profissionais que se graduam anualmente nos ensinos técnico e universitário brasileiros.
Há 15 anos era considerado uma loucura um recém-formado aventurar-se na criação de um grande negócio, pois havia grandes oportunidades para trabalhar em empresas nacionais e multinacionais. O ensino da administração era voltado a este foco: formar profissionais para administrar grandes empresas e não pracriar empresas.
O empreendedorismo finalmente começa a ser tratado com um grau de importância no Brasil, seguindo exemplos de países desenvolvidos, onde os empreendedores são os grandes propulsores da economia.
O conceito do empreendedorismo tem sido destaque nas políticas públicas de grandes países como: Reino Unido, Alemanha, Finlândia, Israel e França. Em todo o mundo, o interesse pelo...
tracking img