Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MUDANÇAS E DESAFIOS EM GESTÃO DE PESSOAS

Autora: Cintia Crevelário dos Santos
Orientadora: Elizabeth Macuco Zanetti 

RESUMO

Este artigo é fundamental para a discussão sobre o papel da gestão de pessoas diante dos processos de mudança organizacional, suas tendências e desafios.Basicamente busca fazer uma breve analise dessas macrotendências e como os gestores contemporâneos lidam com elas. O fato é bem claro: o mundo corporativo é altamente mutável e volátil, os novos gestores devem ater-se a diversidade, ao inusitado, onde os indivíduos passam a solucionar problemas lançando mão de maiores desafios. Porem é preciso que as empresas saibam lidar com estas transformações cada vezmais freqüentes e que estejam preparadas para ocupar um cenário repleto de organizações altamente competitivas.

Palavras chave: Gestão de pessoas; Mudanças; Desafios

1- INTRODUÇÃO
Em momentos repletos de incertezas, restrições, problemas, ameaças, pressões e dificuldades (com o aumento da inflação, a recessão e o desemprego) a administração dos recursos humanos, financeiros,materiais ou físicos, mercadológicos e administrativos, torna-se cada vez mais desafiante, de modo especial para a Gestão de Pessoas, pois nesses momentos de crises, muitas empresas são obrigadas a adotarem programas de reduções de despesas e gastos, implicando na demissão de vários funcionários. Essa estratégia de “cortar pessoas” caminha exatamente na contramão da verdadeira e boa relação que sempredeverá existir entre capital e trabalho, pois cabe a algumas organizações, passar a enxergar as pessoas como pessoas e não simplesmente como meros recursos produtivos. O fato é que a Gestão de Pessoas está passando por grandes mudanças e por importantes inovações de modo especial neste terceiro milênio, que, com a crescente globalização dos negócios e com a tão acirrada concorrência mundial, aspalavras de ordem para todas as organizações passam a ser: produtividade, qualidade, eficiência e competitividade. Neste novo contexto, as pessoas deixam de ser o problema das organizações e passam a solucioná-los, deixam de ser o desafio para se tornar à vantagem - o diferencial para que estas organizações possam se refetivamente competitivas. Porem a própria necessidade imposta pelo mercado exige queas empresas saibam lidar com transformações cada vez mais freqüentes. “Diante da necessidade de uma mudança, o problema que se coloca aos gestores é como fazer com que os indivíduos adotem a forma de representação da realidade e de decisão consideradas melhores pelos diretores da empresa.” (VASCONCELOS F. C. 2006). Estar preparado para enfrentar este desafio e ter pessoas capacitadas para lidarcom esta situação é um requisito importante na vida útil das organizações atuais. Este artigo visa esclarecer as macrotendências na gestão de pessoas lançando seus principais desafios e como as organizações contemporâneas lidam com essas mudanças.

2-OBJETIVO

2.1 OBJETIVO GERAL
Mostrar como a função da gestão de pessoas contribui para o alcance dos objetivos organizacionais de maneiraintegrada e de modo a permitir que suas ações sejam consolidadas e sistematizadas tendo por base sua realidade sócio-organizacional.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar o significado do processo de planejamento estratégico na integração das pessoas ao negócio;Caracterizar as fases e pressupostos do planejamento estratégico em recursos humanos; Mostrar que com o planejamento estratégicointegrado a organização terá pessoas adequadas para o trabalho a ser realizado. As pessoas constituem o principal ativo da organização. Daí a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atentas para seus funcionários. A gestão de pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas, empregados, funcionários, recursos humanos, talentos ou qualquer denominação utilizada para...
tracking img