Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração de cargos e salários (C&S) se relaciona às formas de recompensas e de valorização do empregado que uma empresa adota em seu dia a dia. As atividades e os processos relacionados à área de C&S são:
1) O plano de C&S, relacionado à definição de responsabilidades e tarefas de cada cargo, do organograma, da estrutura de salários e carreiras;
2) A pesquisa salarial, obtida pormeio de um estudo do mercado para conhecer os salários e recompensas predominantes nas empresas que atuam na mesma área da empresa;
3) Política salarial: formalização dos processos e normas internas de admissão, promoção e demissão e plano de carreira;
4) Benefícios e Incentivos, representados pelas políticas de reconhecimentos e remuneração dos empregados.


Os procedimentos emadministração de cargos e salários precisam estar bem fundamentados nas organizações de trabalho, para não provocarem desconfiança ou descontentamento entre os funcionários.

Remuneração

Nesta relação de troca entre organização e empregados, as empresas adotam variadas formas de valorização de seus empregados, as quais se concretizam por meio das recompensas. Segundo Chivenato (2005) existemrecompensas financeiras e não-financeiras. Dentre as recompensas não-financeiras, observam-se os elogios, as oportunidades de promoções, as participações em congressos e eventos, o acesso a programas de capacitação e outros. Salários, benefícios, comissões e outras formas de remuneração são considerados recompensas financeiras.
Remuneração é o processo que envolve todas as formas de pagamento oude recompensas monetárias oferecidas aos funcionários decorrentes do seu trabalho. Inclui retornos financeiros e serviços tangíveis, além de benefícios aos empregados como parte das relações de emprego. Remuneração total é o pacote de recompensas quantificáveis que um funcionário recebe pelo seu trabalho. França (2008) explica que dentre os componentes básicos da remuneração, tem-se a remuneraçãofixa, representada pelos salários e benefícios, e remuneração variável, representadas por investimentos de curto prazo, tais como participação nos lucros e resultados, comissionamento; e de longo prazo, tal como a participação acionária.
Nesta relação de troca entre empregado e empregador (organização) o desafio é encontrar uma forma de recompensa a qual possibilita a organização a alcançar seusobjetivos, e que também sejam eficientes em satisfazer e motivar os funcionários que nela trabalham. Motivação é definida por Robbins (2005) como: “o resultado da interação do indivíduo com a situação, sendo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de determinada meta (p.132).” O senso comum pressupõe que funcionários satisfeitos sãonecessariamente motivados, no entanto, a satisfação, manifestada por meio de sentimentos agradáveis, é bem diferente da motivação, a qual pode ser observada por meio dos esforços dos indivíduos em prol dos objetivos pessoais e organizacionais.

Motivação e enriquecimento do cargo

Compreendendo melhor o tema motivação, observam-se dois teóricos muito referenciados nesta área do ComportamentoOrganizacional: Maslow e Herzberg. A teoria sobre a “Hierarquia de Necessidades” de Maslow se apresenta por meio de uma divisão hierárquica em que as necessidades de níveis elementares (fisiológicos, segurança, social-afetivo) devem ser satisfeitas prioritariamente, para se alcançar as necessidades de níveis mais complexos de motivação. Necessidades de autoestima (opinião e o sentimento que cada pessoa tempor si mesma, a capacidade de respeitar, acreditar e amar a si próprio) e autorrealização (percepção do indivíduo de que ele é capaz de tarefas e concluir ações com sucesso) são para Maslow as necessidades mais superiores de serem alcançadas. É sabido que nem todas as pessoas conseguem a sensação plena de vivenciar estes níveis superiores de necessidades.
Herzberg desenvolveu a “Teoria da...
tracking img