Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA ORAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES

Luzia Aparecida de Souza – UNESP/Rio Claro – luapso@hotmail.com
Maria Ednéia Martins-Salandim – UNESP/Rio Claro – mared.martins@ig.com.br
Antonio Vicente M. Garnica – UNESP/Bauru-Rio Claro - vgarnica@fc.unesp.br

Programa a ser desenvolvido

A história oral na Educação Matemática será apresentada, em suas especificidades,como uma “possibilidade de ampliação” de informações, de visões, de perspectivas. Para tanto, propomos dois momentos distintos:

1) Discussão acerca de procedimentos de pesquisa e algumas fundamentações essenciais à opção por aqueles e não outros procedimentos a partir de GARNICA (2005).

Nesse primeiro momento serão propostas discussões sobre:
• Método e métodos qualitativos de Investigação
-A História Oral como método qualitativo de pesquisa
- Metodologia em trajetória.
- Procedimentos possíveis: algumas indicações
- tratamento de fontes orais e escritas (possibilidades)
- análise(s)
- formas de apresentação (exemplificação de pesquisas vinculadas ao GHOEM).

2) Exercício de textualização de parte de entrevista já realizada e transcrita por membros do GHOEM. (MARTINS, 2003;SOUZA, 2006)

Nesse momento os participantes poderão levantar questões, dúvidas e encaminhamentos possíveis na condução de pesquisas que utilizem a História Oral, no que tange à elaboração e negociações com depoentes. As atividades do mini curso serão encerradas com uma plenária para discussões de questões levantadas pelos participantes.

História oral como metodologia para a EducaçãoMatemática: considerações

O trabalho com História Oral na área da Educação Matemática tem sido cada dia mais recorrente e foi apontado como uma das três tendências atuais de pesquisa num movimento que pretende efetivar um diálogo com a História.
Ao defendermos a história oral como uma metodologia, estamos a afirmá-la como uma ressonância entre pressupostos teóricos e procedimentos de pesquisa, ouseja, falamos de uma postura específica perante um conjunto de informações, ou ainda, perante sua construção.
A história oral dialoga de forma muito próxima com a área da História por ser, em sua efetivação, uma possibilidade única de elaboração de fontes históricas e por possibilitar, na postura assumida perante fontes já constituídas ou agora elaboradas, a realçar a leitura de históriasdistintas, de “verdades” plurais e co-existentes.
A constituição de fontes históricas ocorre por meio da exploração da oralidade, de narrativas constituídas a partir dessa oralidade, ou seja, a partir de situações de entrevista. Narrativas produzidas por (ex)professores, (ex)alunos, (ex)pesquisadores de Matemática ou da Educação Matemática, profissionais que atuaram ou atuam em esferas educacionais epessoas que nunca participaram do sistema escolar, esboçam perspectivas outras (às vezes afirmando, complementando, contradizendo ou inovando) em relação às informações disponíveis nos arquivos históricos já existentes e que armazenam documentos escritos como atas, fichas e dados várias naturezas. As versões produzidas a partir de pesquisas com a História Oral tendem a “movimentar” as informaçõesobtidas nesses arquivos, sendo - muitas vezes - uma re-leitura desses dados arquivados. Essas versões ou narrativas - ao iniciar um exercício de releitura, acréscimos e detecção de contradições em relação às informações que se tinha sobre uma época ou situação - permitem a elaboração de uma “outra” história, tão relativa e subjetiva quanto o são todas as histórias possíveis, mas certamente com umaamplitude diferenciada, pois escrita a partir de uma pluralidade de vozes e perspectivas.
A historiografia nos alerta para a ampliação de perspectivas como um movimento decorrente do exercício de novas abordagens ou da ampliação de fontes. Para além da História, esses exercícios apresentam-se como essenciais à pesquisa científica em qualquer área e são, no caso específico da Educação Matemática,...
tracking img