Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

















































































SUMÁRIO ( PAG. CONTADA E Ñ NUMERADA PAG. 2)



1. INTRODUÇÃO ( PAG. 3 CONTADA E NUMERADA)

Este Trabalho compreende o desenvolvimento de um Texto com o Tema: “O Mercado e a Gestão de Pessoas naAtualidade”, com foco na interdisciplinaridade do semestre.


A Gestão de Pessoas vem ganhando foco a cada ano, o aquecimento do Mercado para o Profissional de RH é uma excelente contribuição para a valorização do profissional. Entretanto, o perfil deste profissional requer uma grande variedade de habilidades e conhecimentos adquiridos em outras áreas.


O objetivo destetrabalho é traçar um paralelo entre as diversas Teorias Administrativas, passando pelo enfrentamento de conflitos nas organizações, contextualizando a importância do profissional no ambiente tecnológico, social e econômico atual, ampliando, desta forma, a sua visão sobre a Importância da necessidade do profissional de reunir habilidades e conhecimentos que possam torná-lo mais competitivo e suaatuação diante de um Mercado ávido por requisitá-lo.






































DESENVOLVIMENTO


A fim de compreendermos melhor o tema “O Mercado e Gestão de Pessoas na Atualidade”, optamos por focalizar as teorias Administrativas, a fim de que possamos contextualizá-las a fim de obtermos uma melhor compreensão da prática, sob aótica da Teoria.


As Teorias Administrativas fundamentam as decisões dos Gestores e o conhecimento das mesmas consta na nossa pesquisa como fator preponderante de sucesso.


A Teoria Clássica, através do conceito de Administração proposto por Fayol, compreende as funções Administrativas, resumindo o ato de Administrar como sendo: prever, organizar, comandar, coordenare controlar. O conhecimento das funções administrativas devem fazer parte da rotina do Profissional de RH a fim de que o mesmo, inserido no contexto na Organização, possa contribuir positivamente em qualquer um destes setores.

A Teoria das Relações Humanas Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. Partindo do princípio dodesenvolvimento de uma nova filosofia, uma nova visão, também conhecida como Escola Humanística da Administração, a Teoria das Relações Humanas colocou os indivíduos como cernes da Administração. Este movimento surgiu a partir das Experiências de Hawtorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores.

Todavia, apesar da hegemonia da Teoria Clássica e do fato de esta não ser questionada, o pontoforte da Teoria das Relações Humanas trouxe á tona duas grandes conclusões:


a) O Nivel de produtividade não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado, como afirmava a Teoria Clássica, mas por normas sociais e expectativas que o envolvem.


b) Em geral, trabalhadores não agem ou reagem de forma isolada, mas em grupo. A Teoria Classica nãoconseguia identificar que alterações nas normas e valores desenvolvidos pelos grupos alterariam o comportamento dos empregados


Temos ainda a Teoria de Campo de Lewin que se baseia em dois princípios : 1) O comportamento humano deriva da totalidade de fatos coexistentes e 2) esses fatos coexistentes compreendem um campo dinâmico que é a vida da pessoa inserida em seu ambientepsicológico. Lewin foi um grande incentivador das idéias voltadas para as relações humanas, pois conseguiu identificar as necessidades humanas básicas e psicológicas.


Com o advento da Teoria das Relaçoes Humanas, houve um estímulo á busca de todo conhecimento acerca da Motivação humana e sua aplicabilidade dentro da organização.


Existe ainda outro aspecto a ser...
tracking img